Na véspera da eleição, Roberto Requião tem 53% dos votos válidos contra 47% de Osmar Dias

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Roberto Requião, do PMDB, chega à véspera do segundo turno da eleição para governador do Estado do Paraná com uma vantagem de seis pontos percentuais sobre seu adversário, Osmar Dias, do PDT, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha ontem, 27, e hoje, 28 de outubro. Requião obtém hoje 53% dos votos válidos, isto é, excluídos brancos, nulos e indecisos, contra 47% obtidos por seu adversário. O resultado é idêntico ao verificado na pesquisa anterior, realizada nos dias 23 e 24.

Quando se leva em consideração o total de votos, verifica-se que Roberto Requião tem 50% das preferências. Osmar Dias tem 45% das intenções de voto. A exemplo do que ocorre com os votos válidos, percentuais idênticos ao registrados no levantamento anterior. Na véspera da eleição, 2% dos eleitores paranaenses afirmam que vão votar em branco ou anular o voto e 3% se declaram indecisos.

A taxa de eleitores que dizem de forma espontânea que vão votar em Roberto Requião para governador oscilou de 46% para 48%, enquanto a dos que citam Osmar Dias espontaneamente oscilou de 39% para 40%.

Quando indagados sobre quem se saiu melhor no debate promovido pela TV Paranaense, na noite da última quinta-feira, os eleitores que assistiram ao programa se dividem: 41% citam Roberto Requião e 39% apontam Osmar Dias. Em razão da margem de erro, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, ocorre um empate. Essa divisão se repete inclusive entre os que declaram ter assistido ao debate inteiro: 45% acham que o atual governador se saiu melhor e 42% citam o candidato do PDT. O percentual de eleitores que, mesmo tendo assistido ao debate, não sabem dizer qual dos dois candidatos se saiu melhor, é de 18% (12% entre os que declaram ter assistido inteiro).

Declaram ter assistido ao debate 33% dos eleitores paranaenses, dos quais 13% dizem ter visto o programa inteiro e, 21%, em parte. Chega a 67% a taxa dos que dizem não ter assistido o debate.

Declaram ter assistido ao debate principalmente os eleitores que têm renda familiar mensal superior a 10 salários mínimos (54%) e aqueles com escolaridade superior (47%).

A audiência do debate foi similar entre os eleitores de Roberto Requião e os de Osmar Dias: 32% dos que têm intenção de votar no peemedebista dizem ter visto o programa, taxa que é de 35% entre os que pretendem votar no pedetista.

Consultados sobre qual número vão digitar na urna eletrônica no momento de confirmar seu voto para governador amanhã, respondem corretamente 80% dos eleitores que têm intenção de votar em Roberto Requião e 74% dos que declaram que vão votar em Osmar Dias. Entre os eleitores do atual governador do Estado, 15% dizem não saber o número que devem digitar e 5% citam números incorretos. Entre os que pretendem votar em Osmar Dias, 21% não sabem dizer o número do candidato e 5% erram ao responder à indagação.

O Datafolha ouviu 2703 eleitores em 90 municípios do Estado do Paraná.