Aécio Neves é aprovado por 71% dos mineiros; aprovação a Fernando Pimentel vai a 68%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Em seu segundo mandato, após quatro anos e três meses à frente do governo mineiro, Aécio Neves (PSDB) continua sendo aprovado pela maioria dos moradores do seu Estado: para 71% o tucano vem fazendo um governo ótimo ou bom. Acham seu desempenho regular 19% e ruim ou péssimo 6%.

Em relação à pesquisa anterior que avaliou o desempenho do governador foram registradas apenas oscilações dentro da margem de erro, de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Em julho de 2006 Aécio era considerado ótimo ou bom por 69%, regular por 21% e ruim ou péssimo por 7%.

Na capital, Belo Horizonte, a aprovação a Aécio chega a 81%; no interior essa taxa é de 67%.

Em uma escala de zero a dez, o governador fica com nota média 7,6, sendo que, para 23% dos mineiros, ele merece nota dez, e, para 24%, nota oito.

O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, que vai completar cinco anos e cinco meses no cargo, também é apoiado pela maioria dos moradores de sua cidade: para 68% o petista vem fazendo um governo ótimo ou bom, taxa seis pontos maior do que a verificada em julho do ano passado (62%). Para 23%, o prefeito vem tendo um desempenho regular (eram 26% na pesquisa do ano passado) e na opinião de 5% ele vem sendo ruim ou péssimo (eram 9%).

A nota média atribuída ao governador é 7,1, em uma escala de zero a dez, sendo que, para um quinto (20%) dos entrevistados, ele merece nota oito.

O Datafolha ouviu 1184 moradores de 51 municípios do Estado de Minas Gerais, nos dias 19 e 20 de março.. Na cidade de Belo Horizonte foram entrevistados 448 moradores, também nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro para a pesquisa, em ambos os casos, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.