Para paulistano que assistiu ao filme, imagem do BOPE em Tropa de Elite é mais positiva do que negativa

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

77% já ouviram falar do filme e 19% dizem que o assistiram

A maioria dos paulistanos que já assistiu ao filme Tropa de Elite de José Padilha (64%) afirma que a imagem do BOPE no longa é mais positiva do que negativa. Pesquisa Datafolha realizada na cidade de São Paulo um dia antes da estreia oficial de Tropa de Elite nos cinemas, mostra que 77% dos moradores da capital já tinham ouvido falar do filme e que 19% afirmam já tê-lo assistido. Projetando-se esse percentual sobre o total da população com 16 anos ou mais (universo da pesquisa), chega-se a aproximadamente 1,5 milhões de pessoas que teriam visto o longa por meio de cópias piratas.

Assistiram ao filme principalmente os mais jovens (32%) e os homens (23% contra 17% entre as mulheres). A avaliação do filme entre os que o assistiram é muito positiva: 80% o classificam como ótimo ou bom, 13% como regular e 6% como ruim ou péssimo.

Quanto à expectativa de público nos cinemas, 19% dos paulistanos, de um modo geral, pretendem assistir com certeza à Tropa de Elite nas telas. Entre os que já o viram em cópias piratas, 33% pretendem com certeza fazê-lo novamente, só que agora nas salas dos cinemas. Projetando-se tal número, eliminando-se a sobreposição, chega-se a aproximadamente mais um milhão de paulistanos que declaram ter certeza de que irão assistir a Tropa de Elite pela primeira vez nos cinemas.

O Datafolha ouviu 601 paulistanos no dia 4 de outubro. A margem de erro máxima da pesquisa é de quatro pontos percentuais.