Aprovação a Kassab chega a 44%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Prestes a completar dois anos e seis meses de governo, o prefeito de São Paulo, e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), atinge aprovação recorde: o percentual dos que consideram que o democrata está tendo um desempenho ótimo ou bom chegou a 44%, quatro pontos maior do que a registrada há uma semana, e maior índice obtido pelo prefeito em seu mandato. Esse aumento reflete a queda de cinco pontos percentuais (de 38% para 33%) na taxa dos que classificam a administração do prefeito como regular. A parcela dos que acham que ele vem sendo ruim ou péssimo oscilou de 20% para 21%.

A aprovação a Kassab subiu na maioria dos segmentos socioeconômicos em que a amostra é segmentada para análise.

Entre os que têm renda familiar mensal acima de 10 salários mínimos, o percentual dos que acham que o prefeito está fazendo um governo ótimo ou bom subiu 11 pontos, passando de 51% para 62%. Entre os mais pobres, com renda de até dois mínimos por mês, o aumento foi de sete pontos (de 36% para 43%).

A aprovação ao prefeito aumentou seis pontos entre os que têm ensino fundamental (passou de 37% para 43%), quatro pontos entre os que têm o ensino médio (de 39% para 43%) e cinco pontos entre os que têm escolaridade superior (de 45% para 50%).

No que se refere à idade do eleitor, o maior salto na aprovação ao prefeito se deu entre os que têm de 45 a 59 anos de idade. Nessa faixa etária, 47% acham que Kassab está fazendo um governo ótimo ou bom, taxa nove pontos maior do que a registrada na pesquisa anterior (38%).

Entre as mulheres, a aprovação ao democrata aumentou seis pontos, passando de 42% para 48%. Entre os homens, essa taxa oscilou de 37% para 39%.

O prefeito é aprovado por 87% dos eleitores que pretendem votar por sua reeleição. Entre os que têm intenção de votar em Geraldo Alckmin (PSDB), para prefeito, 46% acham que ele está fazendo um governo ótimo ou bom, percentual similar ao registrado entre o total de entrevistados. Entre os que pretendem votar em Marta Suplicy (PT), a aprovação ao prefeito é de 30%, 14 pontos abaixo da média.

A nota média atribuída ao prefeito, em uma escala de zero a dez, é 5,6. Na pesquisa anterior, o prefeito obtinha nota média 5,7.

A pesquisa mostra que a aprovação a Kassab é superior à obtida pelo governador José Serra (PSDB), a quem sucedeu na prefeitura, entre os eleitores paulistanos. Serra é aprovado por 39% dos eleitores que moram na capital, percentual que empata com o dos que acham que ele está fazendo um governo regular (41%). Para 16%, o governador está fazendo um governo ruim ou péssimo. A última pesquisa que investigou a opinião dos paulistanos sobre o governo Serra, realizada em novembro de 2007, mostrava percentuais semelhantes aos registrados hoje: 36% de aprovação, 40% de entrevistados que o consideravam regular e 21% de reprovação.

Entre os que têm intenção de votar em Gilberto Kassab para prefeito a aprovação a Serra chega a 51%, taxa parecida com a registrada entre os que pretendem votar no candidato do partido do governador, o tucano Geraldo Alckmin (52%). Entre os que pretendem votar em Marta Suplicy, a taxa de aprovação ao governador é de 28% (11 pontos abaixo da média) e a de reprovação é de 24% (oito pontos acima da média).

A nota média para o governador José Serra entre o eleitorado paulistano é 5,8 (era 5,7 na pesquisa anterior).

A exemplo de Kassab, o presidente Lula (PT) também obtém sua melhor avaliação na cidade de São Paulo: para 49% dos eleitores da capital paulista o presidente está fazendo um governo ótimo ou bom. Em março de 2008, essa taxa era de 44%. A taxa dos que consideram o governo Lula regular oscilou de 36% para 35% e a dos que acham que ele vem tendo um desempenho ruim ou péssimo caiu de 19% para 15% nesse período.

Entre os que têm intenção de votar em Gilberto Kassab para prefeito, a avaliação do presidente Lula é similar à registrada entre o total de entrevistados: para 46% o petista está fazendo um governo ótimo ou bom, para 36% ele está sendo regular e na opinião de 17%, ruim ou péssimo.

A aprovação a Lula chega a 65% entre os que têm intenção de votar na candidata de seu partido, Marta Suplicy. Já entre os que pretendem votar no tucano Geraldo Alckmin, a aprovação ao presidente é de 30% (19 pontos abaixo da média) e a reprovação é de 22% (sete pontos acima da média).

Lula obtém nota média 6,4. em março, era 6,1.

Foram ouvidos 1082 eleitores da cidade de São Paulo, a partir dos 16 anos de idade. A margem de erro, no que se refere aos resultados para o total de entrevistados, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.