José Serra continua como favorito à sucessão de Lula em 2010

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

José Serra (PSDB), o atual governador de São Paulo, é o candidato que teria mais chances de vencer a eleição presidencial em 2010, revela pesquisa de intenção de voto realizada pelo Datafolha. Os percentuais variam entre 36% e 47%. Essa situação já ocorria em pesquisa realizada entre os dias 25 e 27 de março desse ano, quando a variação se deu entre 36% e 38%.

O Datafolha ouviu 3.486 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 25 e 28 de novembro de 2008, em 180 municípios. A margem de erro para o total da mostra é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Foram apresentados cinco cenários aos entrevistados. Em dois deles, José Serra aparece como candidato tucano, em outros dois, Aécio Neves, atual governador de Minas Gerais, está em seu lugar. Ainda num último cenário, os dois candidatos foram apresentados lado a lado. Os demais candidatos incluídos foram Ciro Gomes (PSB), Dilma Rousseff (PT), atual ministra-chefe da Casa Civil, e já apontada pelo próprio presidente Lula como sua possível candidata ao pleito de 2010, e Heloísa Helena (PSOL).

Ciro Gomes foi colocado em três cenários, Dilma Rousseff e Heloísa Helena constam em todos os cenários.
Serra é o líder nos três cenários em que participa, Ciro lidera em um cenário, e Heloísa Helena e Aécio dividem a liderança numa das situações.
No primeiro cenário apresentado, Serra atinge 41% de intenções de voto. Ciro e Heloísa Helena dividem a segunda colocação com 15% e 14%, respectivamente. Dilma aparece com 8%. Votariam em branco ou nulo, 12%, e 9% se declaram indecisos. Em comparação com o mesmo cenário testado na pesquisa de março, Serra oscilou de 38% para 41%, Ciro caiu de 20% para 15%, Heloísa Helena manteve 14%, e Dilma subiu de 3% para 8%.

Na segunda situação, apresentando-se os mesmos candidatos, mas sem a presença de Ciro Gomes, o governador de São Paulo alcança 47% das intenções de voto, Heloísa Helena aparece com 17% e Dilma Rousseff, com 10%. Votos em branco ou nulo totalizam 15% e 10% estão indecisos.

Na terceira hipótese, agora com Aécio no lugar de Serra, e com a presença de Ciro, o candidato do PSB lidera com 25% das intenções de voto. Heloísa Helena e Aécio estão empatados em segundo lugar com 19% e 17%, respectivamente, e Dilma atinge 9%. Nesse caso, votos brancos e nulos somam 17%, indecisos, 12%. No levantamento anterior, Ciro estava com 31%, Heloísa Helena tinha os mesmos 19%, Aécio estava com 15%, e Dilma tinha 4%.

No quarto cenário investigado, com a mesma situação apresentada acima, mas sem o nome de Ciro Gomes, Heloísa Helena e Aécio Neves dividem a liderança com 27% e 23%, respectivamente. Dilma Rousseff aparece com 12%. Declaram votar em branco ou anular o voto, 22%. Indecisos somam 14%.

Na última situação apresentada, aparecem todos os candidatos citados até aqui, e considera-se a hipótese de que Serra e Aécio concorreriam por partidos diferentes. Nesse cenário, a vantagem de Serra é grande em relação a Aécio: o governador de São Paulo tem 36% das intenções de voto, contra 12% do governador de Minas Gerais. Ao lado de Aécio, aparecem Ciro Gomes (14%) e Heloísa Helena (13%). Dilma obtém 7%. Nesse caso, votos brancos e nulos somam 9% e 8% se declaram indecisos.

Serra tem melhor desempenho entre os mais jovens (de 16 a 24 anos e de 25 a 34 anos), mas fica abaixo da média entre os que possuem renda de mais de cinco a 10 salários mínimos, e em pelo menos dois dos três cenários do qual faz parte, também apresenta desempenho abaixo da média entre os que possuem nível superior e renda acima dos 10 salários mínimos.
José Serra tem a preferência de 49% dos simpatizantes do PSDB, enquanto Aécio Neves é apoiado por 21% deles.

Em relação à região do país, Serra obtém bom desempenho entre os que residem na região Sudeste em dois dos três cenários que participa, mas também fica acima da média no Norte/Centro-Oeste no cenário em que está ao lado de Aécio. Ciro tem seu melhor desempenho na região Nordeste em todos os cenários do qual faz parte. Aécio destaca-se na região Sudeste nos três cenários em que é apresentado como presidenciável, inclusive quando está ao lado de Serra, que nesse caso, não se destaca nessa região. Heloísa Helena, que está em todos os cenários testados, destaca-se no Nordeste em pelo menos três deles.

Quando se leva em conta apenas a opinião dos moradores da cidade de São Paulo, Serra obtém o melhor desempenho entre os demais candidatos. No cenário com Ciro Gomes, o governador paulista fica cinco pontos acima da média e na situação em que Aécio está ao seu lado, Serra fica seis pontos percentuais acima da média.

A avaliação do governo de Lula tem influência entre os que afirmam votar em Serra: em todas as situações que o governador paulista é apresentado como candidato, ele obtém bom desempenho entre os que avaliam o governo do presidente Lula como ruim ou péssimo. Para os demais candidatos, praticamente não há influência da avaliação de Lula na intenção de voto.

Em relação ao partido de preferência do entrevistado, José Serra leva vantagem entre os simpatizantes de seu partido, o PSDB, quase sempre acima dos 60%. A exceção fica quando ele divide o cenário com Aécio Neves, obtendo aí a preferência de 49% dos simpatizantes do partido tucano. Serra se destaca também entre os que simpatizam com o DEM, com o PDT e com o PMDB.

Aécio Neves também tem destaque entre os que declaram preferir o PSDB, mas sempre abaixo do obtido por José Serra. Entre os simpatizantes do PTB, o governador mineiro também obtém bom desempenho. Já entre os DEM, Aécio fica acima da média em dois dos três cenários em que é apresentado com presidenciável.

Entre os simpatizantes do PMDB, destaque para Ciro Gomes, que em um dos cenários conta também com o apoio dos simpatizantes do PT. Dilma Rousseff está sempre acima da média entre os que declaram a preferência pelo PT.

Na intenção de voto espontânea, aquela onde não são apresentados os nomes dos candidatos, Lula lidera com 25% das menções. Em seguida aparecem José Serra (6%), Aécio Neves (4%), Dilma Rousseff e Geraldo Alckmin (ambos com 2%), Ciro Gomes, Heloísa Helena e Fernando Henrique Cardoso (todos com 1%). Gilberto Kassab foi citado mas não atingiu 1%. Deram outras respostas, 7%. Votariam em branco ou nulo, 3% e 48% não souberam responder.