56% aprovam a gestão de José Serra no governo do estado

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Mas 43% consideram seu desempenho ruim ou péssimo em relação à segurança pública

Com dois anos e cinco meses à frente do governo do Estado de São Paulo, José Serra é aprovado por 56%. A taxa dos que consideram sua gestão ótima ou boa oscila positivamente três pontos percentuais em relação a março deste ano (quando era de 53%), é sete pontos percentuais acima da observada em novembro de 2007, após 11 meses de governo (49%), e ainda maior do que a aferida com três meses de governo, em março de 2007 (39%).

Já, a taxa dos que avaliam seu desempenho como regular (33%) é a mesma de março, equivalente à de novembro de 2007 (35%) e ligeiramente menor que a do início de sua gestão (37%).

O Datafolha ouviu 2.058 moradores do estado com 16 anos ou mais, entre os dias 26 e 28 de maio de 2009. A margem de erro é de dois pontos percentuais para o total da amostra, para mais ou para menos.

Em uma escala de zero a dez, Serra alcança nota média de 6,7, mantendo-se estável em relação a março passado, quando obteve 6,6, e a novembro de 2007, quando teve 6,5. No início de seu governo, há pouco mais de dois anos, ela era de 6,0.

O Datafolha também investigou a satisfação com o governo de Serra em relação a onze áreas da administração estadual.

Segundo os entrevistados, seu melhor desempenho é verificado em relação à cultura, área em que é avaliado como ótimo ou bom por 47%, seguida da área de esporte, em que é aprovado por 46%, além da educação (44% de ótimo ou bom).

A taxa dos que avaliam a gestão de Serra regular em relação à cultura é de 32%, e a dos que o consideram ruim ou péssimo nessa área é de 14%. As taxas são as mesmas em relação ao esporte. Já, no que se refere à educação, 33% acham seu desempenho regular, e 21%, ruim ou péssimo. Entre estes, mostram-se os mais críticos os que fizeram curso superior (32% desaprovam-no).

Em relação à saúde, bem como à habitação, Serra é considerado ótimo ou bom por 39%, porém, 32% acham sua atuação regular em relação à primeira, e 36% acham-no regular em relação à segunda. Desaprovam (taxa de ruim ou péssimo) a atuação de Serra na saúde 26% dos entrevistados, e em relação à habitação, 19%.

O meio-ambiente é uma área em que Serra tem desempenho ótimo ou bom na opinião de 37%, parcela que é igual, entretanto, para os que o consideram regular nesse quesito. Outros 19% o avaliam como ruim ou péssimo, e entre estes, se destacam os mais escolarizados (25%).

Já, na área econômica, na de transportes e em relação a saneamento básico, seu desempenho é aprovado por 35%, 34% e por 31%, respectivamente. Por outro lado, Serra é considerado regular em relação à economia por 41% (17% o acham ruim ou péssimo). Em transportes, avaliam-no como regular 32%, enquanto o desaprovam 30%; e quanto a saneamento básico, 40% consideram sua gestão regular e 24%, ruim ou péssima.

Não são verificados destaques positivos ou negativos em nenhum desses três quesitos, quando se observam os resultados pelas variáveis socio-demográficas.

As áreas pior avaliadas da gestão Serra são as de combate à corrupção e de segurança pública.

Em relação ao combate à corrupção, 37% acham que Serra está se saindo ruim ou péssimo, outros 32% consideram-no regular nesse aspecto, enquanto um quarto dos morados do estado (25%) acham que seu desempenho é ótimo ou bom. Entre os que o desaprovam, destacam-se os que fizeram o ensino médio (41%).

Em relação à segurança pública, a imagem de Serra é pior: 43% desaprovam sua atuação nesta área, 32% acham-no regular e apenas 23% o aprovam (como ótimo ou bom). Os mais insatisfeitos somam 48% entre os que têm de 25 a 34 anos.