Aprovação de Kassab permanece estável

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Prefeito é considerado ótimo ou bom por 48%

Com três anos e cinco meses e após entrar em vigor a restrição aos ônibus fretados na cidade de São Paulo, a gestão de Gilberto Kassab (DEM) frente à prefeitura é aprovada por 48% dos moradores da cidade, taxa que reflete oscilação positiva de dois pontos percentuais em relação à observada em maio desse ano (46%), e três pontos percentuais comparada à de março (45%). Essas variações ocorrem dentro da margem de erro, de três pontos percentuais para o total da amostra, para mais ou para menos.

O mesmo ocorre com a parcela dos que consideram seu desempenho regular: 34%, ante 33% em maio e 30% em março, enquanto que o grupo dos que desaprovam o desempenho do prefeito caiu em relação a março (de 23% naquele mês para 17% agora).

Vale observar, entretanto, que a aprovação ao prefeito é menor que a alcançada em novembro (56%) e em outubro de 2008 (61%).

O Datafolha ouviu 1.092 moradores da capital paulista, a partir dos 16 anos de idade, entre os dias 11 e 13 de agosto de 2009.

A nota média, que havia oscilado positivamente entre março e maio (de 5,8 para 6,1), permanece idêntica à da pesquisa anterior.

Nos segmentos em que se destaca a aprovação ao prefeito, figuram os mais velhos e os mais escolarizados (53% cada segmento), bem como entre os mais ricos (56% com renda familiar acima de dez salários mínimos).

A taxa dos que aprovam a gestão de Kassab é igual à da média geral, tanto entre os que utilizam como entre os que não utilizam ônibus fretado (48%), enquanto se destaca entre os que se locomovem pela cidade de carro (53%). Por outro lado, a reprovação ao prefeito fica acima da média entre os que andam principalmente a pé (25%) ou de trem (24%).

O prefeito do DEM tem sua melhor avaliação entre os que também aprovam o desempenho do governador José Serra (69%), estrato em que tem 7,1 de nota média.