73% da população aprovam o governo Lula

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

No mês de abril oscilaram negativamente os índices de aprovação ao governo Lula. Neste mês, 73% dos entrevistados classificaram como ótimo ou bom o governo do presidente, três pontos abaixo da avaliação de março, a mais positiva de seu mandato.

Dessa forma, Lula continua sendo o presidente mais bem avaliado pela população desde o início das sondagens do Datafolha, em 1990.

O percentual de entrevistados que consideram o governo regular é de 22%, enquanto 5% acham que Lula faz um mandato ruim ou péssimo. Os índices não se alteraram significativamente em relação aos resultados de pesquisas anteriores.

Em pouco mais de três anos, o presidente aumentou em 25 pontos sua popularidade. Em março de 2007, 48% dos entrevistados consideravam que Lula fazia um governo bom ou ótimo, 37% achavam Lula regular, e 14% ruim ou péssimo.

Aprovação cai nas regiões Nordeste e Centro-Oeste

Lula perdeu aprovação entre as mulheres. Passou de 75% para 70% as que avaliaram o governo como ótimo ou bom.

Em relação às idades, o governo manteve sua aprovação apenas na faixa etária de 25 a 34 anos (76%), piorando nas demais, especialmente entre os 35 e 44 anos (79% para 74%).

O índice de aprovação também piorou entre os brasileiros com menor grau de escolaridade. Mesmo com a queda de 79% para 75%, é nesse grau de instrução que Lula tem sua melhor avaliação.

O mesmo ocorre nas regiões Nordeste, onde 83% das pessoas consideram o governo bom ou ótimo (eram 87% em março), e Norte/Centro-Oeste, onde 71% das pessoas consideram o governo bom ou ótimo (eram 78% em março).

A nota dada ao governo do presidente manteve-se estável, em 7,9. É a maior nota desde o início do governo, em 2003.