90% já ouviram falar em aquecimento global

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Para 75% atividades humanas contribuem muito para o aquecimento global

Questionados se já ouviram falar em aquecimento global, 90% dos entrevistados afirmam que sim, 34% dizem estar bem informados, 45% mais ou menos informados e 11% afirmam estar mal informados. É o que revela pesquisa Datafolha realizada nos dias 15 e 16 de abril de 2010, com 2600 pessoas de 16 anos ou mais e de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para o total da amostra, para mais ou para menos.

O desconhecimento é maior entre as mulheres: 12% delas afirmam nunca ter ouvido falar sobre aquecimento global enquanto que entre os homens, esse índice é de 9%. Os mais jovens, aqueles entre 16 e 24 anos, se mostraram mais informados (96%) que os mais velhos, aqueles com 60 anos ou mais (76%). E é entre os mais velhos que está o maior índice de desconhecimento do tema: 24% nunca ouviram falar sobre aquecimento global.

Quanto maior a escolaridade, mais informação se alega possuir: entre os entrevistados com nível básico de educação formal, 80% já ouviram falar sobre o fenômeno, entre os quais 45% se dizem mais ou menos informados. Entre aqueles com escolaridade média, 98% já ouviram falar sobre o aquecimento, dos quais 40% afirmam estar bem informados.

Perguntados se o clima do planeta está se aquecendo ou não, 92% responderam que sim. Dentre as mulheres, 9% afirmaram que o clima não está se aquecendo e entre os mais velhos, esse índice chega a 11%. Quanto maior a escolaridade, maior o índice daqueles que acreditam que o clima está se aquecendo: entre aqueles com ensino fundamental, 87% acreditam que sim, entre aqueles com ensino médio o número chega a 95% e entre aqueles com ensino superior, o índice chega a 96%.

Outra pergunta apresentada aos entrevistados foi em que medida as atividades humanas contribuem para o aquecimento global: para 75% contribuem muito, contribuem um pouco para 19% e não contribuem nada para 5%. Entre os habitantes do Sudeste, 78% creem que as atividades humanas contribuem muito para o aquecimento do clima enquanto que no Sul esse índice chega a 72% e no Nordeste 74%. Dentre os que moram nas capitais e regiões metropolitanas, 16% pensam que as atividades humanas contribuem um pouco para o aquecimento do planeta.

São Paulo, 19 de Abril de 2010