Fatia de católicos no Brasil é a menor em duas décadas

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A fatia de católicos no Brasil chegou a 57%, a menor já registrada pelo Datafolha desde agosto de 1994, quando o instituto passou a acompanhar o tema e o percentual de católicos atingia 75% entre a população adulta do país.

Em seguida, como grupo de religiosos mais abrangentes, aparecem os evangélicos pentecostais (19%), evangélicos não pentecostais (9%), espíritas (3%) e umbandistas (1%). Outras religiões alcançaram 2%, os sem-religião somam 7%, e 1% é ateu.

Neste levantamento, realizado nos dias 06 e 07 de junho de 2013, foram realizadas 3.758 entrevistas em 180 municípios, com margem de erro máxima 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

17% dos católicos brasileiros costumam ir à igreja mais de uma vez por semana

De forma geral, 95% dos brasileiros costumam frequentar alguma religião, culto ou serviço religiosos. Desses, 31% costumam frequentar mais de uma vez por semana, 27% uma vez por semana, 9% uma vez a cada quinze dias, 16% uma vez por mês, 5% uma vez a cada seis meses, 5% uma vez por ano e 3% menos de uma vez por ano.

Na análise por religião, os evangélicos se destacam: entre os pentecostais, o índice dos que responderam frequentar a igreja mais de uma vez por semana alcança 63%, e entre os não pentecostais, fica em 51%. Entre os católicos, esse índice é de 17%.

Veja caderno especial com dados e informações sobre a pesquisa publicado na Folha.