Após quase sete anos de governo, Cabral atinge pior índice de aprovação

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Depois de seis anos e onze meses na administração do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB) atingiu o índice mais baixo de aprovação de todo o seu governo.

A taxa de aprovação do governo estadual carioca caiu 35 pontos percentuais em três anos, passando de 55% para 20% entre novembro de 2010 a novembro de 2013. O percentual dos que avaliaram a atual gestão estadual como regular se manteve relativamente estável de junho a novembro deste ano, passando de 38% para 39%.

A avaliação negativa do governo oscilou de 36% para 38%, superando o patamar de desaprovação ao governo alcançado na pesquisa de junho, realizada logo após o inicio das manifestações no Estado. O percentual dos que não souberam responder oscilou de 1% para os atuais 3%.

Na análise por segmentos, nota-se que a taxa de ruim ou péssimo cresce conforme a escolaridade, e a desaprovação ao governo estadual chega a 50% entre os mais escolarizados.

Após atingir a nota média mais baixa de toda a sua administração, a nota atribuída ao governo de Cabral apresentou ligeiro aumento: foi de 4,9 para 5,6 de junho a novembro. Deram a nota dez ao governo de Cabral 3%, e a nota zero, 17%. O percentual dos que não souberam responder alcançou 2%.

Eduardo Paes mantém índice de aprovação

Após quatro anos e onze meses de governo, o governo de Eduardo Paes (PMDB) é aprovado por 30% dos cariocas, mesma taxa registrada no final de junho deste ano.

Desde agosto de 2012, o índice de aprovação à gestão municipal do Rio caiu vinte pontos percentuais, e a taxa atual é semelhante às mais baixas já registradas (29% em dezembro de 2009 e 30% em junho de 2013).

O índice dos que avaliam o governo como regular e ruim ou péssimo também ficaram estáveis: a reprovação ao mandato de Eduardo Paes segue em 33%, enquanto sua avaliação regular oscilou de 37% para os atuais 36%.

Nesse levantamento, realizado nos dias 28 e 29 de novembro de 2013, foram realizadas 630 entrevistas junto a moradores da cidade do Rio de Janeiro. A margem de erro máxima é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Em uma escala de 0 a 10, a nota média atribuída ao governo de Paes se manteve relativamente estável, passou de 4,9, a nota mais baixa já registrada em seu mandato, para 5,0. Uma parcela de 17% deu a nota zero para o atual governo municipal, enquanto 5% deram a nota dez, e apenas 1% não soube responder.

Leia matéria publicada na Folha com mais dados e informações sobre esta pesquisa.