19% aprovam governo de Pezão no RJ

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Após quatro meses à frente do governo do Rio de Janeiro, a gestão de Luiz Fernando Pezão (PMDB) é aprovada por 19% dos fluminenses. Para 41%, a administração é avaliada como regular, para 22%, ela é ruim ou péssima, e 18% não souberam responder.

Na comparação com pesquisa Datafolha anterior, os índices se mantiveram estáveis. A avaliação positiva era 19%, a regular 40%, a negativa 21% e a taxa dos que não souberam responder, era 20%.

O índice de aprovação da gestão Pezão é mais alto entre os que avaliam positivamente o governo Dilma (34%). Já, a desaprovação é mais alta entre os mais instruídos (30%), entre os que avaliam negativamente o governo federal (34%) e entre os que pretendem votar em branco ou nulo nas eleições estaduais (39%).

A nota média do governo Pezão ficou em 5,0 - era 4,9 na pesquisa anterior. Entre os residentes de municípios com até 50 mil habitantes, entre os que avaliam positivamente o governo federal e entre os eleitores de Pezão são observadas as notas médias mais altas, respectivamente, 5,7, 5,8 e 6,8.

Para 42% dos eleitores fluminenses, o governo Pezão não se destaca em nenhuma área. Já, para 10%, o governo estadual tem seu melhor desempenho na área do transporte coletivo, para 7%, na área da segurança, para 5%, na área da educação, entre outras áreas menos citadas. Outras respostas alcançam 5% e não souberam responder 17%.

Saúde e segurança são as áreas em que o governo Pezão é pior avaliado, as menções a essas áreas alcançaram, respectivamente, 53% e 14%. Outra área citada como a de pior desempenho por parte da atual gestão foi à área da educação, com 10%, entre outras menos citadas. Um a cada dez entrevistados (9%) não souberam responder, 2% declararam que não há uma área de pior atuação e 1%, todas as áreas.