26% dos eleitores mineiros aprovam gestão de Alberto Pinto Coelho

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O governo de Alberto Pinto Coelho (PP) à frente do Estado de Minas Gerais há quatro meses é aprovado por 26% dos mineiros. Avaliam como regular a gestão de Coelho, 33%, e avaliam como ruim ou péssimo, 10%. Um terço (32%) não soube responder.

O índice de aprovação de Coelho é melhor entre os mais jovens do que entre os mais velhos (31%, ante 23%), entre os moradores do interior do que entre os moradores da capital e região metropolitana (28%, ante 21%) e entre os satisfeitos com o governo federal do que entre os insatisfeitos (34%, ante 22%).

A nota média do governo Coelho ficou em 5,6. Entre os mais velhos e entre os satisfeitos com o governo federal são observadas as notas médias mais altas, respectivamente, 6,1 e 6,2. Já, as mais baixas são observadas entre os que pretendem votar nulo ou branco na eleição estadual (3,5) e entre os moradores de municípios com mais de 200 a 500 mil habitantes (4,6).

Para 15% dos eleitores mineiros, o governo de Coelho se destaca positivamente na área da educação. Saúde é citada por 12% e transporte coletivo, por 9%, entre outras áreas menos citadas espontaneamente. Uma parcela de 25% declarou que o governo mineiro não se destaca em nenhuma área e 17%, não souberam responder.

Saúde e educação também são as áreas mais citadas quando a pergunta foi qual é a área de pior desempenho do governo mineiro. Para 47%, saúde é a área de pior desempenho da gestão Coelho, para 14% é a área da segurança e para 8%, é a área da educação, entre outras respostas menos citadas. Não souberam responder 13% e não declararam não haver nenhuma área de pior desempenho, 3%.