62% dos jovens gostariam de deixar o país

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa nacional realizada pelo Datafolha em maio deste ano mostra que a grande maioria dos brasileiros com idade entre 16 e 24 anos gostaria de mudar de país se pudesse. A taxa dos que desejam fazê-lo alcança 62% no segmento e supera em 19 pontos percentuais a que é observada na média da população adulta (43%).

Entre os que têm de 25 a 34 anos, metade (50%) demonstra a mesma tendência, índice que cai à medida que o entrevistado envelhece (chega a 24% entre os de 60 anos ou mais). A vontade de emigrar também é majoritária entre os de nível superior e entre os que possuem renda familiar superior a cinco salários mínimos.

Além dos mais velhos, descartam a hipótese principalmente as mulheres (61%), os menos escolarizados (73%), os mais pobres (64%), os que moram no interior (63%), no Sul e Nordeste do país (64% em ambos os casos).

Sobre os destinos, Estados Unidos é o mais citado com 14% e Portugal fica em segundo lugar com 8%. Aparecem também Canadá (3%), França, Espanha, Inglaterra (2%, cada), Itália, Suíça, Japão, Austrália e Alemanha (1%, cada). Outros destinos não alcançam 1%.

Estados Unidos é lembrado principalmente pelo mais jovens, enquanto Portugal se destaca entre os mais escolarizados e mais ricos.