65% avaliam que Bolsonaro fará governo ótimo ou bom

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

A expectativa de dois em cada três brasileiros (65%) é que Jair Bolsonaro (PSL), que assume a Presidência no dia 1º de janeiro, faça um governo ótimo ou bom. A parcela de otimistas supera amplamente a de pessimistas: 12% avaliam que o governo do militar reformado será ruim ou péssimo. Há ainda 17% que acreditam que sua gestão será regular, e 6% não opinaram.

Entre os mais escolarizados, 22% preveem que governo faça um governo ruim ou péssimo, índice acima da média. Isso também acontece entre os mais ricos (21%). Os homens (69% de expectativa positiva) são mais otimistas do que as mulheres (61%) quando o assunto é a administração do militar reformado. Entre os que votaram em Bolsonaro, 88% avaliam que seu governo será positivo, na parcela que votou em Fernando Haddad (PT), 35% têm a mesma opinião, e para 31% a gestão do presidente eleito será ruim ou péssima.

Apesar do otimismo que alcança a maioria da população, o grau de expectativa positiva em relação ao governo Bolsonaro é mais baixo do que a registrado para outros presidentes na véspera de sua posse. Quando Fernando Collor (PTC) assumiu o mandato presidencial, em 1990, 71% dos brasileiros avaliavam que ele faria um governo ótimo ou bom. O índice é similar (70%) ao registrado para o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), na passagem de 1994 para 1995. Seu sucessor, Lula (PT), assumiu em 2003 sob expectativa positiva de 76%, e Dilma Rousseff (PT) tomou posse, em 2011, com 73% apontando que faria governo ótimo ou bom.