Maioria aprova CPI da Covid, mas não acredita em seus resultados

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Oito em cada dez brasileiros (82%) avaliam que o Senado Federal agiu bem ao abrir a CPI da Covid, 11% avaliam que o Senado agiu mal, 2% são indiferentes e 5% não opinaram. Entre os que têm conhecimento da CPI, 84% avaliam que o Senado agiu bem ao abri-la e 13% que o Senado agiu mal.
A avaliação que o Senado Federal agiu bem ao abrir a CPI da Covid é majoritária em todas as variáveis sociodemográficas e também, entre os que aprovam o governo Bolsonaro (67%) quanto entre os que o reprovam (90%).

A maioria (57%) avalia que a CPI não irá apresentar nenhum resultado. Já, 35% avaliam que a CPI fará uma investigação séria e 6% não opinaram, entre outras respostas espontâneas (2%). Entre os que têm conhecimento da CPI, 34% avaliam que o Senado fará uma investigação séria e 60% que não irá fazer.

A metade dos brasileiros (52%) tem conhecimento sobre a CPI da Covid, aberta pelo Senado Federal para investigar as ações do governo na pandemia. Desses, 14% declararam estar bem informados sobre o tema, 27%, mais ou menos informado e 10% mal informado. Uma parcela de 48% não tomou conhecimento da CPI da Covid.

A taxa de conhecimento da CPI é mais alta entre os homens (59%), entre os que têm 35 a 44 anos (60%), entre os mais instruídos (81%), entre os que possuem renda familiar mensal de mais de 2 a 5 salários mínimos (63%), entre os que possuem renda familiar mensal de mais de 5 a 10 salários mínimos (81%) e entre os que possuem renda familiar mensal de mais de 10 salários mínimos (96%).

Nesse levantamento, entre os dias 11 e 12 de maio de 2021, foram realizadas 2.071 entrevistas presenciais em 146 municípios, com brasileiros de 16 anos ou mais, de todas as classes sociais e de todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%.