Variação dos salários foi de 0,23% entre janeiro e fevereiro

DE SÃO PAULO

A pesquisa Datafolha Bolsa de Salários, atualizada mensalmente, apontou em fevereiro que os salários do segmento de Serviços foram os que mais apresentaram reajustes, variação média de 0,49%, os demais segmentos, Comércio, Construção Civil e Indústria não apresentaram oscilações nas médias salariais.

Das 130 empresas participantes da pesquisa, 3,8% concederam reajustes salariais. Os índices aplicados, de forma linear, foram na ordem de 7%, referente ao dissídios dos Sindicatos dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação de São Paulo; e das Empresas Distribuidoras de Títulos e Valores Imobiliários de São Paulo. O mesmo índice também foi aplicado de forma escalonada, ou seja, 7% para quem ganha até R$5.000, acima, fixo de R$350, referente ao Sindicato dos Trabalhadores de Movimentação de Mercadorias em Geral e Auxiliares Administrativos em Geral de São Paulo.

Dos 350 cargos pesquisados, 35% apresentaram variações médias, com variação entre 0,1% e 5,9%, os demais cargos permaneceram inalterados.

Entre os dez grupos de ocupações que compõem a tabela, o grupo de Ajudantes e Auxiliares apresentou a maior variação média, 0,47%, seguido por Assessores e Assistentes, 0,44%. Na terceira colocação figurou o grupo de Analistas, variação de 0,31%.