Dúvidas Gerais
Dúvidas sobre o trabalho do Datafolha? Nós respondemos:
- Dúvidas
-
-
O Datafolha iniciou suas atividades em 1983, inicialmente como um departamento de pesquisas do Grupo Folha da Manhã. Foi criado para realizar pesquisas de opinião pública e contribuir para o conteúdo dos jornais e serviços da empresa. Para mais informações, vá até nosso Histórico Datafolha.
-
-
-
Sim. Atendemos clientes de vários setores da economia com estudos sobre marcas, comunicação, satisfação de usuários, hábitos e atitudes, testes de produto, entre outros. Você pode encontrar mais informações sobre nossas atividades em Mercado e Produtos.
-
-
-
AD HOC é um termo latino usado para designar pesquisas personalizadas, estruturadas sob medida para atender a necessidades específicas de um cliente. Umas das especialidades do Datafolha, essas pesquisas se diferenciam por não fazerem parte de um estudo contínuo ou com metodologia pré-estabelecida. Mais informações estão disponíveis em Mercado.
-
-
-
Sim. Conduzimos estudos qualitativos regularmente para diversos clientes por meio de discussões em grupo (Focus Groups), entrevistas em profundidade e outras técnicas. Para saber mais sobre elas, vá até Mercado.
-
-
-
Os dados publicados em nosso site podem ser utilizados, desde que sejam citados o nome do Datafolha, a metodologia aplicada e a data de realização da pesquisa.
-
-
-
O número de entrevistas a ser realizado depende tanto do universo estudado quanto da análise que se pretende fazer dos resultados. Quanto mais detalhes sobre determinado segmento, maior deve ser a amostra. Em uma pesquisa sobre o hábito de leitura do brasileiro, por exemplo, é possível ter uma análise nacional, com menos entrevistas, ou uma análise nacional com resultados também por Estado - situação que demandaria mais entrevistas. Isso porque a amostra para cada Estado teria que ser aumentada. Para saber o que é uma amostra e tirar outras dúvidas sobre aspectos técnicos de uma pesquisa, sugerimos uma consulta à seção Dúvidas sobre pesquisas eleitorais.
-
-
-
A periodicidade das pesquisas de opinião realizadas e divulgadas pelo Datafolha obedece à demanda da Folha de S. Paulo e de outros clientes.
-
-
-
Vamos pensar em um processo eleitoral: considerando o processo de amostragem de uma pesquisa desse tipo, existem quase 136 milhões de eleitores brasileiros aptos a votar em eleições nacionais. As pesquisas realizadas para intenção de voto no Brasil têm, em geral, amostras com 2.000 ou 2.500 entrevistas. Em um único levantamento nacional com amostra de tamanho 2.500, apenas um eleitor em cada 54.300 é entrevistado, ou seja, seriam necessários 54.300 levantamentos com essa amostra para atingir o total do eleitorado sem que nenhum indivíduo seja pesquisado mais de uma vez. Mesmo existindo diversos levantamentos num período eleitoral, a probabilidade de um eleitor participar dessas amostras é muito pequena. A mesma lógica vale para pesquisas de mercado e de opinião.
-
-
-
A pesquisa tem uma amostra de 130 empresas privadas, de médio e grande porte, com sede ou filial na Grande São Paulo. Engloba os quatro principais ramos de atividades: construção civil, comércio, indústria e prestação de serviços. Essas empresas são responsáveis por informar os salários pagos (exceto prêmios, benefícios, comissões, horas extras, adicional de periculosidade e encargos sociais) para os cargos que compõem a pesquisa. No total, 350 cargos são pesquisados. A atualização das informações é mensal. Você pode consultar mais informações sobre o assunto em Salários.
-