BAIXE AQUI O RELATÓRIO COMPLETO
Um em cada quatro (25%) eleitores da cidade de São Paulo avalia como ótima ou boa a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tenta a reeleição neste ano. É o mesmo índice (25%) dos que reprovam seu governo, ou seja, que atribuem a ele uma avaliação ruim ou péssima. Cerca da metade (48%) do eleitorado considera a gestão Nunes regular, e 2% não tem opinião a respeito.
Na comparação com levantamento realizado no início de agosto, a aprovação ao governo do atual prefeito oscilou negativamente (era de 26%), e a reprovação oscilou em sentido contrário (era de 22%). Ao longo deste ano, o índice mais alto de aprovação à administração do emedebista foi registrada em julho (31%), e a média de cinco levantamentos em 2024, incluindo o atual, mostra aprovação de 27%. No mesmo período, a taxa média de reprovação registrada foi de 24%.
A aprovação à gestão Nunes é mais alta entre eleitores com 60 anos ou mais (33%), no segmento menos escolarizado (32%) e no eleitorado que votou em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da disputa presidencial de 2022 (35%). As taxas de reprovação, por sua vez, são mais elevadas entre eleitores que estudaram até o ensino superior (36%), na faixa de renda familiar superior a 5 salários (36%) e entre eleitores de Lula na última disputa presidencial (36%).
A maioria (68%) dos eleitores avalia que o prefeito Ricardo Nunes fez menos do que o esperado pela cidade de São Paulo, e 18% avaliam que seu desempenho ficou dentro do esperado. Para 8%, ele superou as expectativas, e 6% não responderam ou preferiram não escolher nenhuma das alternativas apresentadas. A comparação com os resultados do início do mês mostra um desempenho