Na véspera da eleição, Lula tem 64% dos votos válidos, 28 pontos à frente de Serra

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deverá ser eleito amanhã, mostra pesquisa realizada pelo Datafolha neste sábado, 26 de outubro de 2002, véspera do segundo turno. Se a eleição fosse hoje, Lula teria 64% dos votos válidos; José Serra (PSDB) teria 36% destes votos. A diferença de Lula em relação a Serra é de 28 pontos percentuais.

Segundo os dados oficiais do TSE o petista teve 46,44% e o peessedebista 23,20% dos votos válidos no primeiro turno.

Para o cálculo dos votos válidos o Datafolha excluiu os eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto e os que se declaram indecisos.

Foram ouvidos 10356 eleitores em 351 municípios de todo o país. A margem de erro máxima para este levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em relação à pesquisa anterior, realizada na última quarta-feira, 23 de outubro, ocorreram apenas variações dentro da margem de erro.

Considerando-se apenas os votos válidos Lula oscilou negativamente dois pontos percentuais (atingia 66%), enquanto Serra oscilou positivamente na mesma proporção (obtinha 34%).

No que diz respeito ao total da amostra Lula oscilou de 59% para 58% e Serra de 31% para 32% das intenções de voto. O percentual de eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto oscilou de 4% para 3%, e o dos que se dizem indecisos passou de 6% para 7%.

Para 53% dos eleitores que assistiram ao debate promovido na noite de ontem, pela Rede Globo, Lula teve o melhor desempenho no evento; José Serra foi considerado o melhor por 29%.

Afirmam ter assistido ao debate 56%, dos quais 18% dizem tê-lo assistido inteiro; 37% dizem ter visto pelo menos uma parte do evento transmitido pela Rede Globo.

Na véspera da eleição 9% dos eleitores brasileiros ainda não sabem que número devem digitar na urna eletrônica para que sua intenção de voto seja efetivada; outros 3% citam números incorretos. Sabem informar o número que devem digitar para confirmar seu voto 79%.

Entre os eleitores que pretendem votar em Lula, 88% sabem que devem digitar o número 13 para confirmar seu voto, 3% respondem erroneamente e 9% não sabem que número deve digitar.

Entre os eleitores de Serra, 83% sabem que seu número é 45, 4% citam outros números e 13% não sabem responder.

São Paulo, 26 de outubro de 2002.