Serra, com 40%, e Marta, com 37% dos votos válidos, disputarão segundo turno

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

José Serra (PSDB) e Marta Suplicy (PT) disputarão o segundo turno da eleição para prefeito de São Paulo no dia 31 de outubro, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha. Se a eleição fosse hoje, 37% dos eleitores da capital paulista votariam em Serra e 34% votariam pela reeleição da atual prefeita. Considerados apenas os votos válidos (excluídos os votos em branco, os votos nulos e os eleitores indecisos) Serra teria 40% e Marta 37%.

O Datafolha ouviu 4963 eleitores, na sexta-feira, dia 1º, e no sábado, dia 2 de outubro. A margem de erro máxima da pesquisa, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em relação ao levantamento anterior, realizado no dia 29, Serra ganhou três pontos (tinha 34% das intenções de voto) e Marta manteve o mesmo percentual.

Na disputa pelo segundo turno, Serra tem 51% e Marta 40% das intenções de voto, resultado idêntico ao verificado no levantamento anterior. A maioria (64%) dos que declaram intenção de votar em Paulo Maluf (PP) amanhã, pretende votar no peessedebista no segundo turno; 21% preferem Marta. Entre os eleitores de Luiza Erundina (PSB), 48% pretendem votar em Serra e 34% em Marta no segundo turno.

Se a eleição fosse hoje, Maluf teria 11% e Erundina 5% dos votos válidos.

Francisco Rossi (PHS) e Paulinho (PDT) teriam 2% dos votos válidos, cada um. Dra. Havanir (PRONA) e Penna (PV) conquistariam 1%, cada. Anaí Caproni (PCO), Ciro (PTC), Dirceu Travesso (PSTU), João Manuel (PSDC), Osmar Lins (PAN) e Professor Walter Canoas (PCB) teriam menos de 1% dos votos válidos.

Na véspera da eleição, 8% dos eleitores da capital paulista não têm candidato a prefeito (ou têm intenção de votar nulo ou em branco ou estão indecisos quanto a seu voto).

Em relação à pesquisa anterior, o percentual de eleitores que declaram, espontaneamente, que vão votar em Serra subiu de 27% para 31%. A taxa dos que dizem de maneira espontânea que vão votar em Marta se manteve em 29%.

O percentual dos que citam Maluf espontaneamente oscilou de 9% para 8% e a dos que citam Luiza Erundina se manteve em 3%.

18% admitem mudar voto até amanhã

Na véspera do primeiro turno da eleição, 18% dos eleitores da capital paulista que declaram intenção de votar em algum candidato ou que dizem que pretendem votar em branco ou anular o voto, afirmam que podem mudar de ideia no momento de confirmar seu voto na urna eletrônica.

O percentual de eleitores que declaram intenção de votar em Marta Suplicy e se dizem totalmente decididos é ligeiramente maior do que o verificado entre os eleitores de José Serra. Entre os eleitores da petista, 86% se dizem totalmente decididos e 14% admitem que o voto ainda pode mudar; entre os que pretendem votar no peessedebista 81% afirmam que sua decisão é definitiva e 19% dizem que não estão totalmente decididos.

Dos eleitores que têm intenção de votar em Paulo Maluf 81% se dizem totalmente decididos. Entre os potenciais eleitores de Luiza Erundina a taxa dos que dizem que estão totalmente certos quanto a seu voto aumentou de 57%, no dia 29, para 76% hoje.

Os votos dos eleitores que ainda não estão totalmente decididos se distribuiriam, principalmente, entre os líderes da disputa, Serra (26%) e Marta (24%).

Dos eleitores que hoje votariam em Maluf, mas que podem mudar seu voto até amanhã, 39% afirmam que Serra seria o candidato com mais chances de receber seu voto. Marta é citada como segunda opção por 25% dos eleitores que hoje têm intenção de votar no ex-prefeito.

Entre os eleitores de Luiza Erundina que admitem a possibilidade de mudar, 42% afirmam que provavelmente votarão em Serra, caso mudem de idéia; 22% desses eleitores citam Marta como candidata com mais chances de ser beneficiado por essa mudança.

Na véspera do primeiro turno da eleição, um em cada cinco (20%) dos eleitores da capital paulista que têm a intenção de votar em algum candidato ou de anular seu voto não sabe que número deve digitar na urna eletrônica para confirmar seu voto.

Entre os eleitores que têm intenção de votar em Marta, 82% respondem corretamente que devem digitar o número 13 para confirmar seu voto. Não sabem dizer o número da candidata 16% e respondem incorretamente 2%. Entre os que têm intenção de votar em José Serra (número 45) 79% respondem corretamente, 3% dão respostas incorretas e 18% não sabem responder.

Entre os eleitores que votariam em Maluf hoje, 80% conhecem o número do candidato (11); entre os eleitores de Luiza Erundina (número 40) 61% respondem corretamente, 4% dão respostas incorretas e 35% desconhecem o número que devem digitar na urna eletrônica para efetivar sua intenção de voto.

Serra e Marta foram os melhores em debate; Maluf, o pior

José Serra e Marta Suplicy foram considerados os candidatos com melhor desempenho no debate transmitido pela TV Globo na última quinta-feira pelos eleitores da capital paulista que assistiram o programa. Para 31%, Serra foi o candidato que se saiu melhor; para 28%, Marta teve o melhor desempenho. Para 20%, Maluf teve o pior desempenho no debate. Marta foi considerada a pior por 15%.

Considerando o total de entrevistados, inclusive os que não assistiram o debate, mas que podem ter sido atingidos pela repercussão do debate, 20% acham que Serra se saiu melhor e 17% citam Marta como a candidata com melhor desempenho. Para 12% do total de entrevistados Maluf foi o de pior desempenho e 10% acham que a atual prefeita foi quem se saiu pior.

O debate foi acompanhado por 45% dos eleitores entrevistados (13% dizem ter assistido o programa na íntegra e 32% afirmam que o viram em parte).

São Paulo, 2 de outubro de 2004.