Pesquisa de intenção de voto para governador do Estado de Minas Gerais, realizada na sexta-feira e no sábado, 29 e 30 de setembro, junto a 2182 eleitores em 69 cidades, revela que o governador Aécio Neves (PSDB) deve ser reeleito com 81% dos votos válidos. Em segundo lugar está Nilmário Miranda (PT), com 15%. Vanessa Portugal (PSTU), Fábio Magalhães (PRONA) e Rosane Cordeiro (PCO) têm 1% dos votos válidos, cada.
A margem de erro máxima para essa pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Aécio Neves lidera a disputa desde a primeira pesquisa realizada pelo Datafolha, e sempre com taxas de intenção de voto suficientes para vencer no primeiro turno. Considerando o total de votos Aécio Neves oscilou negativamente dois pontos percentuais, de 74% para 72% em relação à pesquisa realizada no dia 27 desse mês. Nilmário Miranda oscilou positivamente dois pontos percentuais, de 12% para 14%. Fábio Magalhães, Rosane Cordeiro e Vanessa Portugal atingiram 1%, cada. Luis Tibé do PT do B, não atingiu 1%.
Na véspera da eleição, 12% dos eleitores mineiros não têm candidato a governador : 5% têm intenção de votar nulo ou em branco e 7% estão indecisos.
Quanto ao conhecimento do número que será digitado na urna eletrônica, a pesquisa mostra que 58% cita corretamente o número do seu candidato e 41% não arriscam citar um número.
Entre os eleitores de Aécio Neves, 60% citam corretamente o número que deverá ser digitado na urna eletrônica, 1% citam números incorretos e 39% não sabem dizer o número do candidato. Entre os eleitores de Nilmário Miranda 56% sabem qual número deverá ser digitado, 2% citam números incorretos e 42% desconhecem o número do petista.
Na intenção de voto espontânea, sem a apresentação de um cartão com o nome dos candidatos, Aécio Neves aparece com 55% das menções. Nilmário é citado por 9%. Os que afirmam que pretendem votar em branco ou nulo somam 5% e 27% estão indecisos.
*Eliseu Resende (PFL) deve ser eleito senador por Minas Gerais
38% sabem o número de Eliseu Resende e 36% conhecem o número de Newton Cardoso*
O candidato pefelista Eliseu Resende deve ser eleito Senador pelo Estado de Minas Gerais com 55% dos votos válidos, é o que revela pesquisa Datafolha realizada nos dias 29 e 30 de setembro. Newton Cardoso (PMDB) o segundo colocado, obteve 30% dos votos válidos, Ronaldo Vasconcelos do PV tem 4%. Omar Peres (PDT) e Maria da Consolação (PSOL) têm 3% cada, Josemar (PMN) têm 2% dos votos válidos.
Atingem 1% dos votos válidos, cada os candidatos Silvio Rodrigues (PCB), Betão (PCO), Sarg. Ricardo Vieira (PT do B) e Tibé (PRP).
Considerando o total de votos, Eliseu Resende, oscilou positivamente um ponto (de 35% para 36%).Newton Cardoso caiu de 24% para 20%. Ronaldo Vasconcelos do PV manteve-se com 3% e Omar Peres do PDT, manteve-se com 2%, mesma taxa de Maria da Consolação (PSOL).
Votariam em branco ou anulariam o voto para o Senado 12% e 21 estão indecisos.
Entre os eleitores de Eliseu Resende, 38% citam corretamente o número que deve ser digitado na urna eletrônica, 5% não sabem que número devem digitar e 57% dão respostas erradas. Entre os que pretendem votar em Newton Cardoso 36% acertam o número do peemedebista,4% citam números errados e 60% desconhecem o número do candidato.