Descrição de chapéu Eleições Datafolha

Aécio Neves (PSDB) deve ser eleito no primeiro turno

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa de intenção de voto para governador do Estado de Minas Gerais, realizada na sexta-feira e no sábado, 29 e 30 de setembro, junto a 2182 eleitores em 69 cidades, revela que o governador Aécio Neves (PSDB) deve ser reeleito com 81% dos votos válidos. Em segundo lugar está Nilmário Miranda (PT), com 15%. Vanessa Portugal (PSTU), Fábio Magalhães (PRONA) e Rosane Cordeiro (PCO) têm 1% dos votos válidos, cada.

A margem de erro máxima para essa pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Aécio Neves lidera a disputa desde a primeira pesquisa realizada pelo Datafolha, e sempre com taxas de intenção de voto suficientes para vencer no primeiro turno. Considerando o total de votos Aécio Neves oscilou negativamente dois pontos percentuais, de 74% para 72% em relação à pesquisa realizada no dia 27 desse mês. Nilmário Miranda oscilou positivamente dois pontos percentuais, de 12% para 14%. Fábio Magalhães, Rosane Cordeiro e Vanessa Portugal atingiram 1%, cada. Luis Tibé do PT do B, não atingiu 1%.

Na véspera da eleição, 12% dos eleitores mineiros não têm candidato a governador : 5% têm intenção de votar nulo ou em branco e 7% estão indecisos.

Quanto ao conhecimento do número que será digitado na urna eletrônica, a pesquisa mostra que 58% cita corretamente o número do seu candidato e 41% não arriscam citar um número.

Entre os eleitores de Aécio Neves, 60% citam corretamente o número que deverá ser digitado na urna eletrônica, 1% citam números incorretos e 39% não sabem dizer o número do candidato. Entre os eleitores de Nilmário Miranda 56% sabem qual número deverá ser digitado, 2% citam números incorretos e 42% desconhecem o número do petista.

Na intenção de voto espontânea, sem a apresentação de um cartão com o nome dos candidatos, Aécio Neves aparece com 55% das menções. Nilmário é citado por 9%. Os que afirmam que pretendem votar em branco ou nulo somam 5% e 27% estão indecisos.

*Eliseu Resende (PFL) deve ser eleito senador por Minas Gerais
38% sabem o número de Eliseu Resende e 36% conhecem o número de Newton Cardoso*

O candidato pefelista Eliseu Resende deve ser eleito Senador pelo Estado de Minas Gerais com 55% dos votos válidos, é o que revela pesquisa Datafolha realizada nos dias 29 e 30 de setembro. Newton Cardoso (PMDB) o segundo colocado, obteve 30% dos votos válidos, Ronaldo Vasconcelos do PV tem 4%. Omar Peres (PDT) e Maria da Consolação (PSOL) têm 3% cada, Josemar (PMN) têm 2% dos votos válidos.

Atingem 1% dos votos válidos, cada os candidatos Silvio Rodrigues (PCB), Betão (PCO), Sarg. Ricardo Vieira (PT do B) e Tibé (PRP).

Considerando o total de votos, Eliseu Resende, oscilou positivamente um ponto (de 35% para 36%).Newton Cardoso caiu de 24% para 20%. Ronaldo Vasconcelos do PV manteve-se com 3% e Omar Peres do PDT, manteve-se com 2%, mesma taxa de Maria da Consolação (PSOL).

Votariam em branco ou anulariam o voto para o Senado 12% e 21 estão indecisos.

Entre os eleitores de Eliseu Resende, 38% citam corretamente o número que deve ser digitado na urna eletrônica, 5% não sabem que número devem digitar e 57% dão respostas erradas. Entre os que pretendem votar em Newton Cardoso 36% acertam o número do peemedebista,4% citam números errados e 60% desconhecem o número do candidato.