Descrição de chapéu Eleições Datafolha

Cid Gomes (PSB) deve ser eleito no primeiro turno

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa de intenção de voto para governador do Estado do Ceará, realizada na sexta-feira e no sábado, 29 e 30 de setembro, junto a 1725 eleitores em 50 cidades, revela que o ex-prefeito de Sobral, Cid Gomes (PSB), deve ser eleito governador do Ceará, com 61% dos votos válidos. O atual governador, Lúcio Alcântara (PSDB), com 35% dos votos válidos aparece em segundo lugar. Vêm a seguir, Renato Roseno do PSOL com 2% dos votos válidos. Ten. Cel. Gondim (PSDC) e Desembargador José Maria (PL) têm 1%, cada.

A margem de erro máxima para essa pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Considerando o total de votos, Cid Gomes oscilou negativamente dois pontos percentuais, de 56% para 54% das intenções de voto em relação à pesquisa realizada nos dias 21 e 22 desse mês. Lúcio Alcântara oscilou de 34% para 31%. Renato Roseno passou de 1% para 2%. Ten. Cel. Gondim e Desembargador José Maria obtiveram, 1% cada. Salete Maria não alcançou 1% de menções.

A taxa dos que afirmam que pretendem votar em branco ou anular o voto passou de 4% para 5%, e a dos indecisos oscilou de 5% para 6%.

Quanto ao conhecimento do número do candidato que será digitado na urna eletrônica, a pesquisa mostra que 63% dos eleitores cearenses citam corretamente o número do seu candidato, 3% dão respostas incorretas e 34% não sabem o número.

Antes da exibição do horário eleitoral gratuito o percentual dos eleitores que citavam corretamente o número de seu candidato ao governo era de apenas 18%, passou para 38% em 12 de setembro, cresceu oito pontos percentuais em 21 e 22 de setembro (de 38% para 46%) e agora mais dezessete pontos (de 46% para 63%).

Os eleitores do candidato à reeleição Lúcio Alcântara apresentam a maior taxa de conhecimento do número que deve ser digitado na urna eletrônica: 69%. Dos eleitores de Cid Gomes, 51% sabem o número do candidato.

Na intenção de voto espontânea, sem a apresentação de um cartão com o nome dos candidatos, Cid Gomes cresceu quatro pontos percentuais nas menções espontâneas, passou de 41% para 45%. Lúcio Alcântara oscilou um ponto, de 25% para 26%, e Renato Roseno passou 1% para 2% de citações. Os que afirmam que votariam em branco ou anulariam o voto somam 4% e a taxa dos indecisos caiu oito pontos percentuais (de 27% para 19%).

*Moroni Torgan (PFL) e Inácio Arruda (PC do B) estão empatados na disputa pelo senado
43% dos eleitores de Moroni conhecem seu número e 46% dos eleitores de Inácio citam corretamente o número do candidato*

A disputa pela vaga ao Senado do Ceará vai ser decidida voto a voto, mostra pesquisa realizada pelo Datafolha. Os candidatos Moroni Torgan (PFL) e Inácio Arruda (PC do B) estão empatados com 48% dos votos válidos, cada. O levantamento foi realizado nos dias 29 e 30 de setembro com 1725 eleitores no Estado do Ceará. A margem de erro máxima para essa pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Dessa forma não é possível apontar quem será eleito no próximo domingo.
Raimundão (PSTU), Fernandes Filho (PSDC) e Tarcísio Leitão (PCB) têm 1% dos votos válidos, cada.

Considerando o total dos votos Moroni Torgan e Inácio Arruda têm 40% das intenções de voto, cada. Raimundão, Fernandes Filho e Tarcísio Leitão obtiveram 1% das intenções de voto, cada. Nair Fernandes não alcançou 1% de menções. Os votos em branco ou nulo somam 7% e os indecisos 10%. Em relação à pesquisa anterior, Moroni e Inácio mantiveram 40% das intenções de voto.

Quando questionados sobre o número que irão digitar na urna eletrônica para escolherem um candidato ao senado, 43% dos eleitores citam corretamente o número de seu candidato, 6% respondem incorretamente e 51% não sabem dizer o número.

Entre os eleitores do Moroni Torgan 43% citam corretamente o número do candidato, 7% erram e 50% não sabem o número. Dos que intencionam votar em Inácio Arruda, 46% respondem corretamente, 5% respondem incorretamente e 49% não sabem dizer o número do candidato.