Descrição de chapéu Eleições Datafolha

Com 50% dos votos válidos, vitória de Requião em 1º turno está indefinida

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Caso haja segundo turno, Osmar Dias (PDT) será o concorrente de Requião

Pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 29 e 30 de setembro de 2006, mostra que a eleição para governador do Paraná tanto pode ser definida neste domingo quanto no segundo turno. Roberto Requião (PMDB) mantém a liderança; o candidato peemedebista se manteve com o mesmo percentual em relação à pesquisa realizada no dia 27 e 28 de setembro, de 50% dos votos válidos. Para se eleger sem a necessidade de realização de segundo turno o candidato precisa atingir 50% dos votos mais um. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Requião pode ter entre 48% e 52% dos votos válidos e, assim, se a eleição fosse realizada hoje, não seria possível afirmar se haveria segundo turno ou não.

No segundo lugar isolado aparece Osmar Dias do PDT com 34% dos votos válidos, oscilou positivamente dois pontos, passando de 32% para 34%. Rubens Bueno (PPS) tem 9% e Flávio Arns (PT) 5%. Ana Lúcia Pires (PRTB) atingiu 1%. Não atingiram 1% dos votos válidos Antonio Roberto Fortes (PSL) e Luiz Felipe (PSOL) Melo Viana (PV), Luiz Adão (PSDC) e Jorge Martins (PRP) não atingiram 1%.

Para o cálculo dos votos válidos o Datafolha exclui da amostra os eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto e os indecisos.

Foram ouvidos 2.060 eleitores em 68 cidades do estado e a margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Considerando-se o total de votos Roberto Requião oscilou um ponto (de 44% para 45%). Osmar Dias passou de 28% para 31%, Rubens Bueno oscilou de 10% para 8% e Flávio Arns permaneceu com 5%. Ana Lúcia Pires e atingiu 1% das menções, cada. Antonio Roberto Fortes e Luiz Felipe Melo Viana não atingiram 1%, cada.

Entre os eleitores que pretendem votar em Roberto Requião, 39% não sabem dizer o número do candidato. Respondem corretamente seu número 56% e 5% citam números incorretos. Entre os eleitores de Osmar Dias 55% não sabem o número a ser digitado na urna eletrônica, 40% citam número correto e 5% respondem incorretamente.

Requião seria o vitorioso em um eventual segundo turno contra seu principal adversário. O peemedebista venceria Osmar Dias por 51% a 41%. No levantamento realizado no dia 27, a vantagem de Requião sobre Osmar Dias era de 14 pontos percentuais e agora é de 10 pontos.

O percentual dos que dizem, espontaneamente, que pretendem votar em Requião para governador oscilou positivamente um ponto de 37% para 38% em relação à pesquisa anterior A taxa dos que citam Osmar Dias espontaneamente cresceu quatro pontos, indo de 18% para 22%. A intenção de voto espontânea em Rubens Bueno permaneceu em 6%. A taxa dos que não sabem dizer, de maneira espontânea, em quem pretendem votar para governador passou de 28% para 25%

*Alvaro Dias (PSDB) tem 54% dos votos válidos contra 41% de Gleise (PT)
Conhecimento do número da petista é maior do que o conhecimento do número do tucano*

O candidato Álvaro Dias (PSDB) tem 54% dos votos válidos e deve manter a sua vaga no Senado pelo Paraná, revela pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 29 e 30 de setembro. Osmar Dias tem 13 pontos de vantagem sobre a segunda colocada Gleisi que tem 41%.

Mussi (PPS) Sandoval (PSC) tem 2% dos votos válidos, Custódio da Silva (PRTB) e Sandra Borges (PSL) têm 1%, cada. Os demais candidatos na atingiram 1% : Salamuni (PV), Prof. Ivan Bernardo (PSTU) e Procopiak (PSDC)

A margem de erro para este levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Considerando-se o total de votos, Álvaro Dias oscilou de 44% para 45% em relação à pesquisa realizada no dia 27 de setembro. A segunda colocada, Gleisi, subiu pela terceira vez consecutiva, dessa vez de 31% para 35%. No início de setembro, Gleisi tinha 17% das intenções de voto, e estava 32 pontos percentuais atrás de Álvaro Dias, que tinha 49%. Desde então, a petista vem acumulando pontos a cada pesquisa, mas esse crescimento contínuo não foi suficiente para vencer Álvaro Dias.

Às vésperas da eleição, a maioria dos eleitores que têm candidato a senador não sabe que número deve digitar para confirmar seu voto no domingo. O desconhecimento do número entre os eleitores do primeiro colocado, Álvaro Dias, chega a 68%; entre os que têm intenção de votar em Gleisi essa taxa é de 40%. Citam números corretos 28% dos eleitores do peessedebista e 55% dos que pretendem votar na petista.