Descrição de chapéu Eleições Datafolha

Sérgio Cabral (PMDB) tem 46% dos votos válidos, eleição no Rio deve ir para o segundo turno

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Denise Frossard (22%) e Marcelo Crivella (20%), disputam vaga para segundo turno

Pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 29 e 30 de setembro, mostra que a eleição para governador do Estado do Rio de Janeiro será definida em segundo turno. Sergio Cabral (PMDB) mantém a liderança; o candidato oscilou positivamente um ponto percentual em relação à pesquisa realizada no dia 27 de setembro, passando de 45% para 46% dos votos válidos. Para se eleger sem a necessidade de realização de segundo turno o candidato precisa atingir 50% dos votos mais um. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Cabral pode ter entre 44% e 48% dos votos válidos e, assim, se a eleição fosse realizada hoje haveria segundo turno.

A pesquisa foi realizada com 2058 eleitores de 39 municípios.

No segundo lugar empatam tecnicamente Denise Frossard (PPS), que oscilou negativamente um ponto, passando de 23% para 22%, Marcelo Crivella (PRB), que oscilou negativamente um ponto, passando de 21% para 20% dos votos válidos. Em virtude da margem de erro, Frossard pode ter entre 20% e 24% e Crivella pode ter entre 18% e 22% dos votos válidos, não é possível dizer qual dos dois candidatos disputará com Sérgio Cabral o segundo turno.

Eduardo Paes (PSDB) e Vladimir Palmeira (PT) têm 4% dos votos válidos, cada. Carlos Lupi (PDT) e Milton Temer (PSOL) têm 1%, cada.

No que se refere ao total de votos, a intenção de voto em Sergio Cabral oscilou de 40%, no dia 27 de setembro, para 41% hoje. Denise Frossard passou de 21% para 20%. Crivella passou de 19% para 18%. Vladimir Palmeira e Eduardo Paes atingiram 4%, cada. Milton Temer e Carlos Lupi foram citados por 1%, cada. Os demais candidatos não somam 1% de menções.

Na véspera do primeiro turno da eleição, o percentual de eleitores indecisos é 6% e 6% pretendem votar em branco ou anular o voto.

A pesquisa revela que aumentou o conhecimento dos números dos candidatos ao governo do Estado. Nos dias 7 e 8 de agosto, antes do início do horário eleitoral, apenas 12% respondiam corretamente o número de seu candidato, nos dias 18 e 19 deste mês esse índice era de 29% e em 27 deste mês era 39%. No levantamento atual 48% dos eleitores respondem corretamente o número de seu candidato ao governo do Estado.

A maioria dos eleitores de Sergio Cabral (53%) sabe qual número devem digitar na urna eletrônica, 5% citam números errados e 42% desconhecem o número do candidato.

Marcelo Crivella leva vantagem sobre Denise Frossard em relação ao conhecimento do número. Dos eleitores do senador 54% sabem o seu número, entre os eleitores da deputada esse índice cai para 35%

Na simulação de um segundo turno entre Cabral e Frossard, o peemedebista venceria a disputa com 53% das intenções de voto contara 34% da candidata do PPS. Indecisos somam 3% e anulariam seu voto ou votariam em branco 9%.

Considerando a disputa no segundo turno entre Sergio Cabral e Marcelo Crivella, o peemedebista venceria com 55% contra 30% de Crivella.

O percentual de eleitores que dizem, de maneira espontânea, que pretendem votar em Cabral para governador, é de 31%.Denise Frossard é citada espontaneamente por 14%, Marcelo Crivilla por 12%. A taxa dos indecisos é de 28% e 5% pretendem votar em branco ou anular seu voto.

*Jandira Feghali (PC do B) tem 49% dos votos válidos para o senado e Dornelles tem 35%
Taxa de conhecimento do número de Feghali é menor que o conhecimento do número de Dornelles*

A candidata do PC do B, Jandira Feghali tem 49% dos votos válidos contra 35% de Francisco Dornelles (PP), se a eleição fosse hoje a candidata do PPS conquistaria a vaga para o Senado, mostra pesquisa realizada pelo Datafolha às vésperas da eleição, nos dias 29 e 30 de setembro.

Ronaldo Cezar Coelho (PSDB) tem 6% dos votos válidos e Alfredo Sirkis (PV) 5%. Rosangela Gomes (PRB) tem 2% e Dayse Oliveira (PSTU) tem 1% dos votos válidos.

A margem de erro para este levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Considerando o total dos votos Jandira Feghali tem 38% das intenções voto. Na pesquisa anterior tinha 35%. Dornelles passou de 27% para 26%. Ronaldo Cezar Coelho oscilou de 5% para 4%, Alfredo Sirkis oscilou de 3% para 4%. Rosangela Gomes foi citada por 2% e Dayse Oliveira 1%.

A taxa dos indecisos oscilou um ponto percentual em relação ao levantamento anterior: passou de 16% para 15%. Votariam em branco ou anulariam seu voto 9%. Eram 8%.

A maioria dos eleitores (57%) não sabem o número de seu candidato ao Senado, 39% citam corretamente o número que devem digitar na urna eletrônica e 5% dão respostas incorretas.

Entre os eleitores de Feghali 31% citam corretamente o número da candidata, 6% erram e 64% desconhecem seu número. Entre os que pretendem votar em Dornelles 57% conhecem seu número, 3% citam respostas incorretas e 40% não sabem o número.

O Datafolha ouviu 2058 eleitores em 39 cidades do Estado do Rio de Janeiro.