Descrição de chapéu Eleições Datafolha

Na véspera da eleição, em relação aos votos válidos, Márcio Lacerda perde cinco pontos e Leonardo Quintão sobe oito

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Com as mudanças na reta final, não é possível afirmar se haverá ou não segundo turno

Na véspera do primeiro turno da eleição para prefeito, diminui a diferença entre o líder das pesquisas Márcio Lacerda (PSB) e o segundo colocado, Leonardo Quintão (PMDB): 48% a 35% dos votos válidos. Em relação ao levantamento realizado nos dias 29 e 30 de setembro, o peessebista caiu cinco pontos percentuais (de 53% para 48%), enquanto o peemedebista subiu oito pontos (de 27% para 35%). Considerando a margem de erro da pesquisa, não é possível afirmar se haverá segundo turno ou não.

Jô Moraes, que estava com 13%, agora está com 10%. Sérgio Miranda (PDT) oscilou de 3% para 2% dos votos válidos, Gustavo Valadares (DEM) manteve 2%, Vanessa Portugal (PSTU) e Jorge Periquito (PRTB) têm 1%, cada. André (PT do B) e Pepê (PCO) não atingiram 1%.

No total de votos, Márcio Lacerda oscilou de 45% para 42%. Leonardo Quintão, que estava com 23%, agora tem 31%. Jô Moraes oscilou de 11% para 9%. Sérgio Miranda e Gustavo Valadares têm 2%, cada. Vanessa Portugal e Jorge Periquito têm 1% cada um. André e Pepê não atingem um ponto percentual. Votos em branco ou nulos somam 6%, mesmo percentual de indecisos.

O Datafolha ouviu 1761 eleitores, em Belo Horizonte, nos dias 03 e 04 de outubro de 2008. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A intenção de voto espontânea mostra que Márcio Lacerda está na frente, com 32% das menções (eram 34%). Leonardo Quintão subiu de 13% para 21%, Jô Moraes manteve 6%. Demais candidatos não ultrapassam 1%. Deram outras respostas os mesmos 4% da pesquisa anterior. Votos brancos ou nulos somam 6% e o índice de indecisos caiu de 36% para 29%.

69% dos eleitores de Márcio Lacerda conhecem seu número
Entre os eleitores de Leonardo Quintão, esse percentual é de 60%

Do total de entrevistados, 79% (eram 74%) não mudam mais o seu voto, contra 20% (eram 23%) que ainda podem mudá-lo. Não sabem, 2%. Entre os eleitores de Márcio Lacerda, o percentual dos que votarão com certeza no candidato oscilou de 79% para 81%. Do eleitorado de Leonardo Quintão, esse índice subiu de 74% para 80%. Dos eleitores de Jô Moraes, o crescimento foi de 65% para 75%.

Afirmam saber o número de seu candidato, 58% dos eleitores da capital mineira, mas 37% ainda não sabem que número digitar na urna eletrônica. O percentual de eleitores de Márcio Lacerda que conhecem seu número, subiu de 57% para 69%. Entre os eleitores de Leonardo Quintão, o crescimento foi de vinte pontos (de 40% para 60%), e de dez pontos (de 37% para 47%) entre os eleitores de Jô Moraes.

Segundo turno indefinido em Belo Horizonte

Em simulação de segundo turno entre Márcio Lacerda e Leonardo Quintão, o candidato do PSB tem 47% contra 42% do candidato do PMDB. Votos brancos e nulos totalizam 7%, indecisos, 4%. Em relação ao levantamento anterior, o peessebista caiu cinco pontos (de 52% para 47%) e o peemedebista subiu cinco pontos (de 37% para 42%). Dos eleitores de Jô Moraes, 34% dariam seu voto a Márcio Lacerda, ante 48% que votariam em Leonardo Quintão.

Perguntados se assistiram ao debate promovido pela Rede Globo de televisão, no dia 2 de outubro, 37% afirmam que sim, mas 63% disseram não ter assistido. Entre os que assistiram, 11% viram-no por inteiro e 26%, em parte. Dos eleitores de Leonardo Quintão, 50% assistiram ao debate, percentual este que é de 35% entre os eleitores de Jô Moraes e de 33% entre o eleitorado de Márcio Lacerda. Entre os que assistiram ao debate, 38% afirmam que Leonardo Quintão se saiu melhor, ante 29% que afirmam que Márcio Lacerda foi o melhor.

São Paulo, 04 de outubro de 2008