Descrição de chapéu Eleições Datafolha

Na véspera da eleição, Márcio Lacerda (PSB) tem 59% dos votos válidos; Leonardo Quintão (PMDB) tem 41%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Na véspera da eleição de domingo, aumenta a diferença entre Márcio Lacerda (PSB) e Leonardo Quintão (PMDB). O peessebista está com 59% dos votos válidos, contra 41% do peemedebista. Em relação ao levantamento realizado nos dias 21 e 22 de outubro, Lacerda subiu seis pontos percentuais (de 53% para 59%), e Quintão caiu seis pontos (de 47% para 41%).

A Justiça Eleitoral divulga os votos válidos nos resultados oficiais, onde se excluem os votos brancos, nulos e as abstenções. O Datafolha exclui da amostra o percentual de votos brancos, nulos e os eleitores indecisos para se calcular os votos válidos.

Em relação ao total de votos, Márcio Lacerda está com 50% das intenções de voto, cinco pontos a mais que o índice do último levantamento (45%). Já Leonardo Quintão, caiu de 40% para 35%. Eleitores que ainda não definiram candidato somam 16%, dos quais 9% são brancos e nulos e 7%, indecisos.

Considerando a margem de erro da pesquisa que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Márcio Lacerda tem entre 48% e 52% do total de votos e entre 57% e 61% dos votos válidos. Leonardo Quintão pode ter entre 33% e 37% do total de votos, e o percentual de votos válidos do candidato se situa entre 39% e 43%.

Foram ouvidos 1870 eleitores, nos dias 24 e 25 de outubro de 2008, na cidade de Belo Horizonte. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Aumentou o índice de eleitores belorizontos que sabem o número de seu candidato, de 78% para 84%. Do eleitorado de Lacerda, 89% conhecem seu número, ante 90% dos eleitores de Quintão que sabem que número digitar na urna eletrônica. Esses percentuais eram de 83% e 84%, respectivamente, na última pesquisa.

Os eleitores de Belo Horizonte foram perguntados também se estão decididos em relação ao seu voto. Para 89%, sua decisão não muda mais, ante 10% que ainda podem mudar de opinião. Na pesquisa anterior, esses índices eram de 87% e 13%, respectivamente. Entre os eleitores de Márcio Lacerda, 92% (eram 91% três dias atrás) afirmam que estão totalmente decididos a votar no candidato, percentual este que é de 89% (eram 85%) entre os eleitores de Leonardo Quintão. Dos que afirmam que irão anular o voto ou votar em branco, 23% (eram 26%) dizem que ainda podem mudar seu voto.

Perguntados se assistiram ao debate transmitido pela Rede Globo, metade do eleitorado de Belo Horizonte (51%) afirmam que sim, ante outra metade (49%) que disseram não tê-lo assistido. Dentre os que assistiram, 17% o fizeram por inteiro e 34% assistiram-no em parte. Dos que declaram voto em Márcio Lacerda, 48% assistiram ao debate, percentual que é de 56% entre os eleitores de Leonardo Quintão.

Para 29% dos eleitores da capital mineira, o candidato que se saiu melhor no debate foi Lacerda; enquanto 21% acham que Quintão foi o melhor. Destaque que 41% que não sabem dizer quem foi o melhor no debate. Entre os que assistiram, por inteiro ou em parte, 41% acham que o peessebista se saiu melhor no debate, ante 34% que opinam pelo peemedebista. Entre os que não viram o debate na TV, 16% opinaram que Lacerda venceu o debate, percentual que é de 7% para Quintão.

São Paulo, 25 de outubro de 2008