Saltar para o conteúdo principal

Anastasia (PSDB) tem 52% dos votos válidos e Hélio Costa (PMDB) tem 43%

Eleições -

58% conhecem o número de Anastasia, e 56% conhecem o número de Hélio Costa

Faltando menos de uma semana para o primeiro turno das eleições, pesquisa Datafolha realizada em Minas Gerais, revela que o candidato à reeleição, Antonio Anastasia (PSDB), continua à frente do seu principal oponente. Antonio Anastasia tem 43% das intenções de voto contra 36% de Hélio Costa (PMDB).

O ex-ministro oscilou negativamente um ponto percentual e o atual governador, positivamente. Em julho, Anastasia tinha 18% e chegou a 42% na pesquisa anterior. Hélio Costa, por sua vez, iniciou a campanha, em julho com 44%, e chegou a 37% na pesquisa anterior. A diferença de Anastasia para Hélio Costa passou agora para sete pontos percentuais.

O levantamento ouviu 2044 eleitores mineiros entre os dias 28 e 29 de setembro de 2010, em 90 cidades do estado de Minas Gerais. A margem de erro máxima para o total da amostra é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os candidatos Zé Fernando Aparecido (PV), Vanessa Portugal (PSTU), Adilson Rosa (PCO), Professor Luiz Carlos (PSOL) e Fabinho (PCB) atingiram 1% das intenções de voto, cada. Edilson Nascimento (PT do B) foi citado porém não alcançou 1% das intenções de voto. Estão indecisos 12% e 5% pretendem votar em branco ou anular o voto.

No cálculo de votos válidos, onde a taxa de votos brancos, nulos e indecisos é excluída, Anastasia manteve 52% das citações (oscilação de um ponto percentual), contra 43% de Hélio Costa, que oscilou negativamente um ponto percentual. Considerando a margem de erro da pesquisa, não é possível afirmar que a eleição será definida no primeiro turno.

Na capital, Belo Horizonte, Anastasia tem agora 55% contra 29% de Costa. No interior, onde Hélio Costa tinha vantagem, os dois candidatos estão empatados: 41% para o atual governador, e 38% para o ex-ministro.

Espontaneamente, sem a apresentação do cartão com os candidatos, Antonio Anastasia tem 30% das citações contra 19% de Hélio Costa. Na pesquisa passada, os índices eram 27% de Anastasia contra 20% de Hélio Costa. Não souberam citar nenhum candidato espontaneamente 37% dos entrevistados. Outras respostas somam 5% e 4% afirmam votar em branco ou anular o voto.

Os candidatos mais rejeitados em Minas Gerais são Fabinho (PCB), com 22% e Vanessa Portugal (PSTU), com 21%. Zé Fernando Aparecido (PV) tem 18%, Adilson Rosa (PCO), 16%, Professor Luiz Carlos (PSOL), 15% e Edilson Nascimento (PT do B), 16%. Hélio Costa é rejeitado por 19% e Anastasia por 18% dos eleitores mineiros. Não rejeitam nenhum candidato, 12% e 3% rejeitam todos. Dos eleitores, 20% não souberam responder.

Considerando um cenário de segundo turno entre Hélio Costa e Anastasia, o atual governador teria 48% contra 40% do ex-ministro. Esses índices, na pesquisa anterior eram de 47% de Anastasia contra 41% de Costa. Votariam em branco ou anulariam o voto, 4% e 7% não saberiam em quem votar. Na capital, Anastasia ganharia a eleição com 61% contra 31% de Hélio Costa. Esses índices, na pesquisa anterior, eram 56% e 35%, respectivamente.

Faltando menos de uma semana para o primeiro turno da eleição, 65% dos eleitores mineiros que declaram ter um candidato ainda não sabem como fazer para confirmar sua escolha na eleição de outubro. Respondem corretamente 29% e dão respostas incorretas 4%.

Entre os eleitores que têm intenção de votar em Antonio Anastasia, 35% mencionam corretamente o seu número, 63% afirmam não saber qual é (na pesquisa anterior, esses índices eram 27% e 67%). Dos eleitores de Hélio Costa, 73% não sabem o número do seu candidato (15), e somente 21% mencionam-no corretamente (em 22 de setembro, 79% e 16%). Dos que afirmam que anulariam o seu voto, 55% não sabem como anular e 44% mencionam corretamente.

*Aécio Neves (PSDB) mantém a liderança
Itamar Franco (PPS) mantém segundo lugar*

Pesquisa Datafolha realizada a menos de uma semana das eleições revela que Aécio mantém a liderança na corrida para o senado e tem 67% das intenções de voto, mesmo índice da pesquisa anterior. O ex-presidente Itamar Franco (PPS) manteve 43%. Pimentel (PT), ex-prefeito da capital mineira, oscilou positivamente dois pontos percentuais e alcança 34% das intenções de voto.

O levantamento ocorreu entre os dias 28 e 29 de setembro e ouviu 2044 eleitores mineiros em 90 cidades do estado. A margem de erro máxima para essa pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Zito Vieira (PC do B) tem 4%, Marilda Ribeiro (PSOL) e Miguel Martini (PHS), 2%, cada. Com 1% das citações cada aparecem José João da Silva (PSTU), Rafael Pimenta (PCB), Betão (PCO), Mineirinho (PSOL) e Efraim Moura (PSTU).

Considerando as duas escolhas para o senado, 8% dos eleitores mineiros afirmam votar em branco ou anular seu voto para uma das vagas, e 5% para as duas vagas. Não sabem em quem votar para uma das vagas somam 21% e 10% não sabem em quem votar para as duas vagas.

O Datafolha passa a divulgar também os resultados de sua pesquisa sobre as intenções de voto para o senado com o cálculo que o Tribunal Superior Eleitoral utilizará na apuração oficial. A base de cálculo deixa de ser o total de eleitores e passa a ser o total de votos, o que não provocará mudanças de tendências, mas altera apenas os percentuais obtidos pelos candidatos. Este procedimento vale para o cálculo dos votos válidos.

No cálculo dos votos válidos, os votos brancos, nulos e indecisos são excluídos. Como cada eleitor pode votar em dois candidatos ao senado, a soma dos percentuais divulgados pelo Datafolha até aqui é igual a 200%. Com o cálculo adotado pelo TSE, considerando-se a base de total de votos, os resultados somarão 100%. Assim, as taxas de menção aos candidatos serão inferiores às verificadas até aqui. É importante a divulgação dos dois resultados.

No cálculo de votos válidos, Aécio Neves tem 43% das citações, seguido por Itamar Franco, com 28% e Pimentel, com 22%. Respectivamente, na pesquisa anterior esses índices eram 44%, 28% e 21%. Zito Vieira tem 2% das citações e com 1%, cada surgem Marilda Ribeiro, Rafael Pimenta, José João da Silva, Betão e Miguel Martini. Nessa situação, Efraim Moura e Mineirinho são citados, porém não alcançam 1% das intenções de voto, cada.

São Paulo, 29 de setembro de 2010

Baixe esta pesquisa