Descrição de chapéu Datafolha

Na véspera da eleição, Dilma tem 55% dos votos válidos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Candidatos oscilam positivamente no total de votos e diferença nos válidos é de 10 pontos

Um dia antes da eleição, Dilma Rousseff (PT) tem 55% dos votos válidos contra 45% de José Serra (PT). Com o resultado, a petista deve ser eleita presidente da República no próximo domingo. Pesquisa Datafolha ouviu 6554 eleitores nos dias 29 e 30 de outubro em todas as unidades da Federação.

Em relação à pesquisa anterior, feita no dia 28 de outubro, Dilma e Serra oscilaram um ponto percentual cada um. Dilma tinha 56% dos votos válidos e Serra 44%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, é impossível afirmar se houve ou não variação no período.

No total das intenções de voto, os dois candidatos oscilaram positivamente. A petista foi de 50% para 51% e o tucano de 40% para 41%. Os indecisos mantiveram-se em 4% e a taxa dos que pretendem votar em branco ou anular o voto passou de 5% para 4%.

Quanto ao conhecimento do número dos candidatos, 90% acertam os algarismos. Entre os eleitores de Dilma, essa taxa é de 92% e entre os de Serra ela é de 90%. Há dois dias, esses índices correspondiam a 87%, 90% e 88%.

Eleitores atribuem empate em debate da Rede Globo

O último debate entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) antes do segundo turno da eleição presidencial terminou empatado. O encontro realizado pela Rede Globo na noite de 29 de setembro, a um dia da votação, foi visto na íntegra ou em parte por 45% dos eleitores brasileiros, aponta levantamento Datafolha realizado no dia seguinte ao debate, véspera da votação. Entre esses telespectadores, 14% dizem ter visto o encontro inteiro, e 31%, parte dele.

Pelo que viram pela TV ou ficaram sabendo por meio de outras fontes de informação, 24% dos eleitores disseram que Dilma ganhou o debate, percentual idêntico aos que atribuem vitória a Serra. Para 7%, ambos saíram vitoriosos, enquanto 4% dizem que nenhum dos dois se saiu bem no encontro. Uma fatia de 42% dos eleitores não soube responder quem se saiu melhor no programa da Globo.

Entre os eleitores que votaram em Marina Silva (PV) no primeiro turno, a vitória foi de Serra: 25% dizem que ele se saiu melhor no confronto com a petista, enquanto 18% dizem que a vitória foi de Dilma.
Na fatia de eleitores indecisos, 15% apontam o tucano como vencedor do debate, ante 8% que dizem o mesmo sobre a petista.

São Paulo, 30 de outubro de 2010