Descrição de chapéu Eleições Datafolha

Com 58% dos votos válidos na véspera da eleição, Haddad deve ser eleito prefeito de São Paulo

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

No total de votos, petista aparece com 48%, ante 34% do adversário; 7% ainda estão indecisos, e 11% votam em branco ou nulo

O candidato do PT, Fernando Haddad, chega à véspera do segundo turno da disputa pela Prefeitura de São Paulo com 58% das intenções de votos válidos, 16 pontos à frente de José Serra (PSDB). No último levantamento, há quatro dias, o petista tinha 60%, ante 40% do adversário. A contagem dos votos válidos exclui brancos, nulos e eleitores indecisos, e é dessa forma que a Justiça Eleitoral divulga o resultado oficial da eleição. No primeiro turno, o candidato do PSDB teve 31% dos válidos, e seu oponente do PT, 29%.

No total de votos, Haddad tem 48%, e Serra, 34%. Uma fatia de 11% do eleitorado pretende votar em branco ou nulo, e 7% ainda não decidiram como irão votar amanhã. Neste segundo turno, os levantamentos realizados pelo Datafolha indicaram variações que não ameaçaram a liderança do candidato do PT. A menor vantagem foi registrada no primeiro deles, concluído na quarta-feira, 10, três dias após o primeiro turno, quando Haddad tinha 47% das intenções de voto, ante 37% de Serra. Uma semana depois, Haddad oscilou para 49%, e Serra recuou para 32%. O levantamento concluído na última quarta-feira apontou cenário parecido, com o petista se mantendo com 49%, e Serra oscilando para 34%. Desde então, Haddad oscilou um ponto para baixo e o tucano manteve o mesmo patamar.

O levantamento concluído na véspera da votação ouviu 3992 eleitores de 16 anos ou mais na cidade de São Paulo, nos dias 26 e 27 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.

A ampla maioria dos eleitores (92%) paulistanos está totalmente decidida sobre seu voto. Esse índice fica no mesmo patamar entre os que optam por Serra (93%) e Haddad (92%). No grupo de eleitores que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, a taxa de certeza sobre essa opção fica em 87%.

Quanto ao conhecimento do número de urna, 86% dos eleitores de Serra citam corretamente o 45 do PSDB, e 83% dos que votam em Haddad mencionam de forma correta o 13 de sua legenda.

34% ASSISTIRAM AO MENOS PARTE DO DEBATE NA GLOBO

O debate exibido ontem à noite pela TV Globo foi assistido por 34% dos eleitores de São Paulo, sendo que 12% viram o programa todo, e 22%, apenas parte. Pelo que viram ou ficaram sabendo, independente de terem assistido ou não, 26% dos eleitores indicam que Haddad se saiu melhor no debate, e outros 15 % dizem que foi Serra quem se saiu melhor. Há ainda 4% que avaliam que nenhum dos dois se saiu melhor, e 3% que dizem que os dois se saíram bem. Metade (51%), porém, não soube indicar um vencedor no encontro da TV Globo. De forma geral, os eleitores atribuem melhor desempenho ao candidato no qual pretendem votar.