Descrição de chapéu Eleições Datafolha

Com 66% dos votos válidos na véspera da votação, Paes seria reeleito no primeiro turno

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

69% dos eleitores do prefeito conhecem seu número de urna, índice acima da média

Na véspera da eleição, o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), tem 66% das intenções de votos válidos e deve ser reeleito amanhã, já no primeiro turno. Para que isso aconteça, o peemedebista precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Na comparação com pesquisa realizada concluída na última quarta-feira, Paes se manteve estável, assim como seu adversário mais próximo, Marcelo Freixo (PSOL), que tem 25% das indicações válidas de voto.

Em seguida aparecem Otávio Leite (PSDB) e Rodrigo Maia (DEM), com 3%, cada; Aspásia (PV), com 2%; Cyro Garcia (PSTU), com 1%, e Fernando Siqueira (PPL) e Antonio Carlos (PCO), que não atingiram 1%.

O cálculo dos votos válidos feito pelo Datafolha exclui da amostra os votos brancos, nulos e eleitores indecisos, seguindo o procedimento da Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial das eleições.

Na pesquisa que inclui todas as opções de voto, Paes fica com 57% (mesmo índice do último levantamento). Depois vêm Marcelo Freixo (22%), Rodrigo Maia (3%), Otávio Leite (2%), Aspásia (2%), Cyro Garcia (1%), e Fernando Siqueira e Antonio Carlos, que não obtiveram 1%. A fatia dos que declaram votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos se manteve no mesmo patamar do levantamento anterior (8%), assim como o índice de eleitores indecisos (6%).

Realizada nos dias 5 e 6 de outubro, a pesquisa ouviu 2150 eleitores do Rio de Janeiro, com 16 anos ou mais. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na véspera da votação, 30% dos eleitores da capital fluminense não sabem o número do candidato em quem, e 3% mencionam um número incorreto quando questionados. No último levantamento, 35% diziam desconhecer essa informação.

A maioria (64%) informa corretamente o número do candidato escolhido. Entre os eleitores de Paes, esse índice fica acima da média (69%), e entre aqueles que votam em Freixo fica em 64%.

No Rio de Janeiro, o Datafolha também realizou uma simulação de segundo turno entre os dois candidatos mais bem posicionados na última pesquisa de intenção de voto. Se houvesse uma disputa de segundo turno entre Paes e Freixo, o peemedebista teria 60% dos votos, e seu adversário, 30%. Uma fatia de 6% votaria em branco ou nulo, e 3% não souberam responder.

Maioria não viu debate na TV Globo

A maioria (68%) dos eleitores do Rio de Janeiro não assistiu ao debate entre os candidatos a prefeito exibido na noite da última quinta-feira, na TV Globo. Entre os 32% que assistiram, 21% afirmaram ter visto parte do programa, e 11% a todo o debate.

No eleitorado de Freixo, o índice de telespectadores do debate fica acima da média (49%). Entre os que votam em Paes, 28% viram parte ou todo o programa. Pelo que viram ou ouviram falar, 21% dos eleitores do Rio disseram que o atual prefeito se saiu melhor no debate, e 12% indicam que quem se saiu melhor foi Freixo. A maioria, porém, não soube dizer quem teve a melhor performance no programa.

Considerando somente aqueles que assistiram ao debate, 41% dizem que Paes se saiu melhor, e 28% citam o candidato do PSOL.