Pesquisa Datafolha, na véspera do 1° turno, mostra que permanece o empate entre Elmano (PT) e Roberto Claudio (PSB) na corrida à prefeitura de Fortaleza. O petista tem 26% dos votos válidos e o peessebista 24%. Este resultado indica segundo turno na eleição municipal da capital cearense. Moroni (DEM), em terceiro lugar, tem 19% dos votos válidos, Heitor Ferrer (PDT) 15%, Renato Roseno (PSOL) 9%, Inácio Arruda (PC do B) 3% e Marcos Cals (PSDB) 3%. Gonzaga (PSTU), André Ramos (PPL) e Professor Valdeci (PRTB) foram citados mas não atingiram 1% das menções.
No levantamento anterior, realizado nos dias 02 e 03 de outubro, o petista e o peessebista tinham, respectivamente, 27% dos votos válidos e o democrata 20%. Essa é a terceira pesquisa Datafolha em que são divulgados os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Quando são considerados os votos em branco, nulo e eleitores indecisos, Elmano tem 23% das intenções de voto (mesmo índice da última pesquisa) e Roberto Claudio 22% (tinha 23%). A seguir vem Moroni, com 17% (mesmo patamar da última pesquisa); Heitor Ferrer, com 14% (tinha 11%); Renato Roseno, com 8% (tinha 6%); Inácio Arruda, manteve 2%; Marcos Cals manteve 2%; e, Gonzaga, André Ramos e Professor Valdeci foram citados mas não atingiram 1%. Na véspera das eleições 7% ainda estão indecisos (era 11%) e 4% pretendem votar em branco ou nulo.
Foram ouvidos 1.737 eleitores de Fortaleza, com 16 anos ou mais, nos dias 05 e 06 de outubro de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na véspera do 1° turno, o índice de conhecimento do número do candidato cresceu, foi de 67% para 75%, destes, 72% informaram corretamente o número (era 62% no levantamento anterior) e 3% incorretamente. O índice dos que não souberam informar o número diminuiu, foi de 31% para 23%, já o índice dos que não souberam responder como pretendem anular o voto é de 2%.A taxa de conhecimento do número dos candidatos que lideram a corrida à prefeitura, por seus eleitores, é a mesma. Especificamente, entre os eleitores de Elmano, 77% conhecem o número do candidato (era 70%), mesmo índice dos eleitores de Roberto Claudio que sabem o número do peessebista (era de 63% na última pesquisa). Já entre os eleitores de Moroni esse índice é menor, 68% (era 57%).
O Datafolha fez nova projeção de segundo turno com Roberto Claudio e Elmano. Se o segundo turno fosse hoje, Roberto Claudio seria eleito, com 44% das intenções de voto, ante 38% de Elmano (mesma diferença do levantamento anterior), ainda 15% votariam em branco ou nulo e 4% estão indecisos.
Roberto Claudio ganharia mais facilmente entre os mais velhos (48% a 31%) e entre os eleitores de Moroni (49% a 26%), enquanto Elmano ganharia entre os que têm o PT como partido de preferência (71% a 20%).
MAIORIA NÃO ASSISTIU AO DEBATE
O último debate na TV entre os principais candidatos à prefeitura de Fortaleza, realizado na última quinta-feira na TV Verdes Mares, foi visto por 31% dos entrevistados. Destes, apenas 10% assistiram o debate inteiro e 21% em parte. Entre os eleitores de Moroni 33% assistiram o debate, já entre os eleitores de Elmano, 29%, e entre os de Roberto Claudio, 26%. Os índices de audiência foram mais altos entre os mais escolarizados (47%) e entre os mais ricos (45%).
O Datafolha também perguntou aos eleitores qual candidato eles acham que se saiu melhor no debate. A maioria (62%) não soube responder, 9% citaram Roberto Claudio e 8% Elmano. Entre os que assistiram ao debate, 19% consideram que Roberto Claudio foi o vencedor, 17% que foi Moroni, 16% que foi Elmano, 15% Heitor Ferrer, 14% Renato Roseno e outros 14% não souberam responder.
São Paulo, 06 de outubro de 2012.