Descrição de chapéu Eleições Datafolha

Na véspera da eleição, Fruet tem 60% dos votos válidos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

No total de votos, Fruet tem 54%

Na véspera do segundo turno, Gustavo Fruet (PDT) tem 60% dos votos válidos contra 40% de Ratinho Junior (PSC). Os resultados dos votos válidos, obtidos nas três pesquisas realizadas no segundo turno em Curitiba, permaneceram estáveis.

Os votos válidos são contabilizados com o mesmo critério utilizado pela Justiça Eleitoral, que não considera os votos brancos e nulos.

No total de votos, os dois candidatos tiveram oscilações positivas. O candidato Fruet, passou de 52% para 54% e seu opositor, Ratinho Junior, passou de 35% para 36%. Os indecisos somam 5% e a taxa dos que pretendem votar em branco ou anular o voto permaneceu estável com 5%.

Foram ouvidos 1.573 eleitores com 16 anos ou mais, eleitores da cidade de Curitiba, nos dias 26 e 27 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.

Sobre a decisão do voto, o índice obtido mantém-se próximo do levantamento anterior: 92% estão totalmente decididos. Entre os eleitores de Fruet esse índice chega a 95%, e entre os eleitores de Ratinho Junior é de, 91%.

A maioria dos eleitores sabe o número que irão digitar na urna para votar em seu candidato de preferência 90%. Entre os eleitores de Ratinho Junior, essa taxa é de 93%, e entre os de Fruet, 91%.

37% ASSISTIRAM AO DEBATE

O último debate realizado ontem, sexta-feira, pela RPC TV, foi visto na íntegra ou em parte por 37% dos eleitores curitibanos, aponta levantamento Datafolha realizado no dia seguinte ao debate, véspera da votação. Entre esses telespectadores, 17% dizem ter visto o debate inteiro, e 20%, parte dele.

Pelo que viram pela TV ou ficaram sabendo por meio de outras fontes de informação, 26% dos eleitores consideram que Fruet se saiu melhor no debate, contra 14% que preferiram Ratinho Junior. Para 9%, ambos saíram vitoriosos, enquanto 3% dizem que nenhum dos dois se saiu bem. A metade dos eleitores não soube responder quem se saiu melhor no programa (49%).