Descrição de chapéu Datafolha

Na véspera da eleição, Marcio Lacerda tem 50% dos votos válidos; realização de segundo turno fica indefinida

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Diferença entre Marcio Lacerda e Patrus Ananias cai pela metade

A um dia do primeiro turno da eleição para prefeito em Belo Horizonte, Márcio Lacerda tem 50% dos votos válidos, enquanto Patrus Ananias, seu adversário mais próximo, alcança 43% dos votos válidos. Este resultado não permite afirmar com certeza se a eleição será decidida em primeiro turno. Na última pesquisa, realizada nos dias 02 e 03 de outubro, Marcio Lacerda tinha 54% e Patrus Ananias 40%. A diferença entre os dois candidatos passou de 14 para 7 pontos na reta final.

Para que um candidato vença em primeiro turno, é necessário que ele obtenha, no mínimo, 50% dos votos válidos, mais um voto. Entretanto, considerada a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Marcio Lacerda pode ter entre 48% e 52% dos votos válidos, o que situa a disputa no limite da possibilidade de ocorrer segundo turno.

Maria da Consolação tem 3%, Vanessa Portugal, 2%, Pepe, Dr. Flister e Tadeu Martins (PPL) foram citados, porém não alcançaram 1%.

Considerando os votos em branco, nulos e os eleitores indecisos, Lacerda alcança 44% (tinha 45%), Patrus 38% (crescimento de quatro pontos, tinha 34%), Maria da Consolação tem 3%, Vanessa Portugal, 2%. Pepe, Dr. Flister e Tadeu Martins foram citados, porém não atingiram 1%.

Foram ouvidos 1726 eleitores de Belo Horizonte, com 16 anos ou mais, nos dias 05 e 06 de outubro de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na véspera do primeiro turno, 25% dos eleitores de Belo Horizonte não sabem o número do candidato que devem digitar na urna eletrônica no momento do voto (eram 31%). O índice de conhecimento cresceu seis pontos. Mais de seis a cada dez eleitores (68%), irão votar corretamente em seu candidato (era 61%).

Entre os eleitores de Lacerda, 68% conhecem seu número (eram 61%). Já entre os eleitores de Patrus Ananias, o conhecimento de seu número fica acima da média e chega a 74%.

Lacerda também lidera a simulação de segundo turno. Se a disputa do segundo turno fosse hoje e os candidatos Lacerda e Ananias, o atual prefeito alcançaria 48% contra 42% de Patrus Ananias. Votariam em branco ou anulariam o voto 6% e 4% estão indecisos. No levantamento anterior, Lacerda tinha 48% (estável) e Patrus 39%.

A maioria dos eleitores de Belo Horizonte (76%), não assistiu ao debate realizado pela TV Globo, nesta última quinta feira. Dos que assistiram (24%), 7% o viu por completo e 17% em parte. Questionados sobre o que viram, ou ficaram sabendo, qual entre os candidatos se saiu melhor, 66% não souberam se posicionar. Entre os que assistiram ao debate, 16% consideram que Márcio Lacerda foi o melhor e 12% dão a vitória para Patrus Ananias.