Descrição de chapéu Eleições Datafolha

Na véspera da eleição, Ratinho Junior tem 37% dos votos válidos; diferença entre Luciano Ducci e Gustavo Fruet cai para 4 pontos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Número de Fruet é o menos conhecido

Na véspera do primeiro turno da eleição para prefeito de Curitiba, Ratinho Junior (PSC) tem 37% dos votos válidos, tinha 38% no início da semana. O atual prefeito Luciano Ducci (PSB) oscilou um ponto percentual e tem 27% (era 28%), e está muito próximo de Gustavo Fruet (PDT) que cresceu três pontos percentuais em relação ao último levantamento e agora chega aos 23%. A diferença entre Ducci e Fruet caiu de oito para quatro pontos percentuais nos últimos dias. Diante desse cenário, não é possível apontar qual dos dois candidatos será o adversário de Ratinho Junior no segundo turno.

A seguir aparece Rafael Greca que se manteve estável com 11%. Entre os demais candidatos, Bruno Mineirinho (PSOL) e Alzimara (PPL) têm 1%, cada. Avanilson (PSOL) foi citado mas não atingiu 1% dos válidos.

Quando incluídos os votos em brancos, nulos e o eleitorado indeciso, Ratinho Junior tem 34% das intenções de voto (estável). No total de votos, Ducci oscilou um ponto para baixo e foi a 24%, Fruet ganha 3 pontos e chega a 21%, enquanto Greca mantém seu resultado com 10%. Votos em branco ou nulos somam 5%, e 5% do eleitorado está indeciso sobre o voto para prefeito.

Foram ouvidos 1650 eleitores de Curitiba, com 16 anos ou mais, nos dias 05 e 06 de outubro de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na véspera do primeiro turno, 22% dos eleitores de Curitiba ainda não sabem dizer corretamente o número do candidato escolhido. Na comparação com levantamento feito no início da semana, essa taxa de desconhecimento oscilou dois pontos. Entre os eleitores de Ratinho Junior, 21% ainda não sabem seu número, entre os eleitores Ducci, o índice de desconhecimento é de 18% e entre os eleitores de Fruet o desconhecimento chega a 30%.

Ratinho Junior também seria o vencedor diante dos cenários de segundo turno. Em um eventual segundo turno entre Ratinho Junior e Luciano Ducci, o candidato do PSC seria escolhido por 50% dos curitibanos, enquanto 38% votariam no peessedebista. Já na disputa com o candidato do PDT, Ratinho teria 47% ante 42% de Fruet.

A maioria dos eleitores curitibanos não assistiu ao debate realizado pela TV Globo, entre os candidatos a prefeitura de Curitiba (66%), contra 34% que assistiram ao último confronto entre os candidatos, desses 13% viram o programa por inteiro e 21% em parte.

Entre os que assistiram ao debate, 16% consideram que Ratinho Junior se saiu melhor, 12% citam Rafael Greca, 7% Ducci e para 6% Fruet foi o vencedor.