Descrição de chapéu Datafolha

Pimentel lidera e pode vencer no 1º turno em Minas Gerais

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Pesquisa Datafolha concluída na véspera da eleição mostra que se a eleição fosse hoje, Fernando Pimentel (PT) seria eleito governador de Minas Gerais no 1º turno. O petista tem 54% dos votos válidos, enquanto seus adversários somam 46%. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

O principal concorrente do petista, Pimenta da Veiga (PSDB), tem 37% dos votos válidos. Em seguida, aparece Tarcísio Delgado (PSB), com 4%, Fidelis (PSOL), com 2%, Eduardo Ferreira (PSDC), com 1%, e Professor Tulio Lopes (PCB), com 1%. A candidata Cleide Donária (PCO) não alcançou 1%.

Levando em conta o total de votos - com a inclusão de brancos, nulos e indecisos -, Pimentel tem 43% (tinha 45% na pesquisa do dia 02 de outubro). Pimenta da Veiga tem 30% (tinha 27%), Tarcisio Delgado 4%, e os candidatos, Fidélis, Eduardo Ferreira e Professor Tulio Lopes têm, respectivamente, 1% (cada um). Cleide Donária foi citada, mas não alcançou 1%. Votos brancos ou nulos chegam a 10% e indecisos, 11%.

Nesse levantamento realizado entre os dias 03 e 04 de outubro de 2014, o Datafolha entrevistou 2.325 eleitores em 70 municípios do Estado de Minas Gerais. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Dos eleitores mineiros que pretendem votar em algum candidato ou anular, 43% não souberam informar o número de seu candidato, 47% informaram corretamente o número, 3% incorretamente e 6% não souberam como anular o voto.

Entre os eleitores de Pimentel, 43% não souberam dizer o número do candidato, 54% informaram corretamente e 3% incorretamente. Entre os eleitores de Pimenta da Veiga, 48% não souberam dizer o número do tucano, 48% informaram corretamente e 4% incorretamente.

Anastasia deve ser eleito para Senado

Na véspera da eleição, Antônio Anastasia (PSDB) tem 63% dos votos válidos e seria eleito senador de Minas Gerais se a eleição fosse hoje. O tucano liderou toda a disputa eleitoral. Josué Alencar (PMDB) tem 30%, Tarcisio (PSDC) 3% e Margarida Vieira (PSB) 2%. Os candidatos Edilson Nascimento (PT do B), Geraldo Batata (PSTU) e Graça (PCO) têm 1% (cada um). Pablo Lima (PCB) não alcançou 1%.

Levando em conta o total de votos, Anastasia tem 46% e Alencar, 22%. Margarida Vieira e Tarcisio têm 2% (cada um), Graça e Nascimento têm 1% (cada um), e Batata e Lima não alcançaram 1%. Na véspera da eleição, 27% dos eleitores mineiros ainda não tem candidato para o senado, desses, 15% estão indecisos e 12% pretendem votar em branco ou nulo. Este índice de eleitores sem candidato pode influenciar o resultado final da eleição e o cálculo de votos válidos.

A metade dos eleitores mineiros (50%) não soube dizer o número dos seus candidatos, 35% informaram corretamente, 6% informaram incorretamente e 9% não sabem como anular o voto.

Entre os eleitores de Anastasia, 53% não souberam dizer o número do tucano, 38% informaram corretamente e 9% incorretamente. Já, entre os eleitores de Alencar, 59% não souberam declarar o número do peemedebista, 37% informaram corretamente e 4% incorretamente.