Descrição de chapéu Eleições 2016 Datafolha

Na véspera da eleição, Roberto Claudio (PDT) lidera com 39% dos votos válidos; Capitão Wagner (PR) tem 31%

82% dos eleitores estão totalmente decididos quanto ao seu voto

Baixe esta pesquisa.

Pesquisa Datafolha concluída na véspera da eleição mostra que se a eleição fosse hoje, Roberto Claudio (PDT) e Capitão Wagner (PR) disputariam o 2º turno no próximo dia 30 de outubro. Roberto Claudio lidera a disputa à Prefeitura com 39% dos votos válidos, o candidato à reeleição é seguido por Capitão Wagner, com 31% das intenções voto, e Luizianne (PT), com 17%. Com intenções de voto mais baixas estão Heitor Férrer (PSB), com 7% dos votos válidos, Ronaldo Martins (PRB), com 4% e João Alfredo (PSOL), com 2%. Foram citados, mas não alcançaram 1% os candidatos Tin Gomes (PHS) e Gonzaga (PSTU).

Para calcular os votos válidos são excluídos da amostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declararam indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos válidos mais um voto.

Nesse levantamento realizado nos dias 30 de setembro e 01 de outubro de 2016, foram feitas 1.745 entrevistas com eleitores de todas as regiões da cidade de Fortaleza, com 16 anos ou mais. A margem de erro para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Levando em conta o total de votos – com a inclusão de brancos, nulos e indecisos – Roberto Claudio tem 36% (era 34% na pesquisa anterior), Capitão Wagner, 28% (mesmo índice anterior) e Luizianne, 16% (tinha 15%). Com intenções de voto mais baixas estão: Heitor Férrer (PSB), com 6% (mesma taxa anterior), Ronaldo Martins (PRB), com 3% (mesmo índice anterior) e João Alfredo (PSOL), com 1% (mesma taxa anterior). Gonzaga (PSTU) e Tin Gomes (PHS) foram citados, mas não alcançaram 1%. Indecisos são 4% (era 6%) e pretendem votar em branco ou nulo, 5% (era 6%).

Três em cada quatro eleitores fortalezenses (78%) informaram corretamente o número para efetivar o voto no candidato escolhido ou para anular (era 66%). Dois em cada dez (19%) declararam não saber o número de seu candidato (era 28%), 2% informaram equivocadamente (era 3%) e 2% não sabem como anular o voto (era 3%). A taxa de conhecimento do número do candidato é próxima entre os eleitores de Roberto Claudio (78%) e entre os eleitores de Capitão Wagner (77%).

Quanto à decisão do voto, 82% declararam estar totalmente decididos (era 69%), 17% declararam que ainda podem mudar de opinião (era 29%) e 1% não soube informar (mesma taxa anterior). A taxa de decisão do voto é próxima entre os eleitores de Roberto Claudio (85%) e de Capitão Wagner (81%).

Dos eleitores que declararam estar com o voto totalmente decidido, a maioria (85%) decidiu sobre o seu voto há um mês das eleições, 8% há 15 dias e 8% na última semana. Entre os eleitores de Roberto Claudio, 85% declararam que decidiram seu voto há mais de um mês, enquanto entre os eleitores de Capitão Wagner, o índice alcança 82%.

Dos entrevistados que declararam que ainda podem mudar de voto (17%), 19% declararam que a possibilidade de mudança de voto até domingo é grande, 49% que é média e 32% que é pequena essa possibilidade. A taxa de eleitores que declararam ser alta a chance de mudança de voto é mais alta entre os eleitores do deputado estadual (21%) do que entre os eleitores do pedetista (15%).

Capitão Wagner é o candidato preferido como a segunda opção de voto, com 28% de menções. A seguir vem Roberto Claudio, com 23%, Luizianne, com 16% e Ferrer, com 11%, entre outros menos citados. Entre os eleitores de Roberto Claudio, a preferência é por Capitão Wagner (53%). Já, entre os eleitores de Capitão Wagner, a preferência mais alta é por Roberto Claudio (47%).

35% ASSISTIRAM AO DEBATE NA TV VERDES MARES
Roberto Claudio e Capitão Wagner são avaliados como os melhores do debate.
Dois terços dos eleitores (64%) declararam que não assistiram ao debate da TV Verdes Mares, realizado na última quinta-feira à noite. Dos que assistiram (36%), 12% declararam que acompanharam todo o programa e 24%, em parte.

A maioria dos eleitores declarou não saber quem se saiu melhor no debate (53%). Para 17%, o melhor foi Roberto Claudio, para 12%, Capitão Wagner, para 8%, Luizianne, para 3%, Heitor Férrer, para 3%, Ronaldo Martins, e para 2%, nenhum candidato.

São Paulo, 01 de outubro de 2016.