Descrição de chapéu Eleições 2018

Anastasia lidera e adversário no 2º está indefinido entre Zema e Pimentel

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Na véspera da eleição do 1º turno para governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) tem 40% dos votos válidos (tinha 41%) e se a eleição fosse hoje, o tucano iria em primeiro lugar para o 2º turno das eleições. Anastasia liderou desde o início a disputa para o Palácio da Liberdade. Para a contabilidade dos votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulos e os indecisos, é assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.

Em comparação à pesquisa do dia 04 de outubro, Fernando Pimentel (PT) se recuperou e oscilou de 27% para 29% dos votos válidos, seu principal concorrente para uma vaga no 2º turno, Romeu Zema (NOVO), em curva ascendente, foi de 20% para 24%. Esta situação não permite afirmar quem irá disputar com Anastasia o 2º turno. A seguir aparecem Adalclever Lopes (MDB) (3%), João Batista Mares Guia (REDE) (2%), entre outros com 1% ou menos.

Na contabilidade do total de votos, incluindo brancos, nulos e indecisos, Anastasia tem 32% das intenções de voto (mesmo índice anterior), Pimentel, 23%, (tinha 21%) e Zema, 19% (tinha 15%). Em relação a Pimentel, Zema está no limite da margem de erro e por essa razão é baixa a probabilidade de estar tecnicamente empatado com o candidato do PT. Com índices de intenção de voto mais baixas ficaram Lopes (3%), Mares Guia (1%) e Marques (1%), entre outros que não alcançaram 1%. Uma parcela de 21% não tem candidato (era 22%), desses, 12% pretendem votar em branco ou nulo (era 13%) e 9% estão indecisos (mesmo índice anterior).

O índice de menções corretas do número do candidato é próximo entre os eleitores de Anastasia (44%) e Pimentel (42%), mas é mais alto entre os eleitores de Zema (55%).
Nesse levantamento, nos dias 05 e 06 de outubro de 2018, foram realizadas 2.926 entrevistas presenciais com eleitores, em 70 municípios do estado de Minas Gerais. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.