Na Bahia, Lula lidera com 62% no 1º turno

Presidente Jair Bolsonaro aparece em segundo, com 20%

BAIXAR PESQUISA COMPLETA

A primeira pesquisa Datafolha após o início do Horário de Propaganda Eleitoral Gratuita no rádio e na TV, mostra cenário de estabilidade nas intenções de voto para presidente da República entre os eleitores baianos. O ex-presidente Lula (PT) segue na liderança, com 62% das intenções de voto (tinha 61% em agosto) e mantém ampla vantagem sobre o segundo colocado, o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que tem 20% (mesmo índice anterior). A vantagem do primeiro colocado para o segundo é de 42 pontos percentuais (era 41 pontos percentuais).

Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7% (mesmo índice anterior), Simone Tebet (MDB), com 3% (tinha 1%), Soraya Thronicke (União), com 1% e Vera (PSTU), com 1%. Os demais candidatos foram citados, mas não alcançaram 1% das menções. Uma parcela de 4% pretende votar em branco ou nulo (eram 5%) e 3% estão indecisos (eram 4%).

Lula obtém taxas mais altas de intenção de voto entre os menos escolarizados (71%), entre os que possuem renda familiar mensal de até 1 salário mínimo (69%), entre os que se auto declararam como pretos (69%), entre os católicos (70%), entre os desempregados (81%), entre os que reprovam o governo do presidente Bolsonaro (85%) e entre os aprovam o governo de Rui Costa (76%). Observa-se que a intenção de voto no ex-presidente diminui conforme cresce o grau de instrução e a renda familiar do entrevistado.

Já Bolsonaro têm taxas de intenção de voto mais altas entre os que possuem renda familiar mensal de mais de 2 salários mínimos (27%), entre os evangélicos (34%), entre os empresários (38%), entre os que aprovam o seu governo (73%) e entre os que reprovam o governo Rui Costa (48%).

Nesse levantamento, entre os dias 12, 13 e 14 de setembro de 2022, foram realizadas 1.212 entrevistas presenciais em 76 municípios do estado da Bahia, com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BA-05325/2022 e BR-07455/2022.

Na pesquisa de voto espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, os índices se mantiveram estáveis. Lula segue na liderança, com 56% das menções (tinha 54%), Bolsonaro tem 18% (mesmo índice anterior), Ciro, 4% (tinha 3%) e Tebet, 2% (tinha 1%), entre outras respostas (3%). Uma parcela de 3% pretende votar em branco ou nulo (eram 4%) e 14% não responderam (eram 18%).

GOVERNO BOLSONARO É REPROVADO POR 54%

A avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) entre os eleitores baianos ficou estável em comparação à pesquisa anterior, de agosto. Cerca da metade dos eleitores baianos (54%) avalia como ruim ou péssimo o governo Bolsonaro (eram 53%), 24% avaliam como regular (eram 25%) e 20% avaliam como ótimo ou bom (mesmo índice anterior). Uma fração de 2% não opinou (mesmo índice anterior).

A taxa de reprovação é mais alta entre os que se autodeclararam como pretos (64%), entre os católicos (60%), entre os desempregados (65%), entre os que aprovam o governo de Rui Costa (63%), entre os simpatizantes do PT (79%), entre os eleitores de Lula (74%) e entre os eleitores de Jerônimo (PT) (76%).

Por outro lado, observam-se taxas de aprovação mais altas entre os que possuem renda familiar mensal de mais de 2 salários mínimos (27%), entre os evangélicos (32%), entre os eleitores de João Roma (PL) (67%), entre os que reprovam o governo de Rui Costa (42%) e entre os eleitores de Bolsonaro (75%).

O governo Bolsonaro é pior avaliado entre os eleitores da Região Metropolitana de Salvador (15% de aprovação e 63% de reprovação) do que entre os eleitores do interior baiano (22% de aprovação e 51% de reprovação).