Nike, Omo, Coca-Cola e Samsung vencem prêmio Top do Top

Marcas são as mais lembradas pelos brasileiros independentemente de categorias

BAIXAR PESQUISA COMPLETA

Quando se pergunta qual é a primeira marca que vem à cabeça, quatro marcas dividem a cabeça dos brasileiros adultos, são elas: Nike, Omo, Coca-Cola e Samsung. As quatro marcas dividem a liderança do Top do Top pelo terceiro ano consecutivo. Nike foi lembrada espontaneamente por 7% (tinha 6% no ano passado), Omo, por 6% (tinha 7%), Coca-Cola, por 5% (mesmo índice anterior) e Samsung, por 4% (mesmo índice anterior). Devido à margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, as quatro marcas estão empatadas – esta é a única categoria que não é utilizado o critério de desempate do awareness.

Omo é maior vencedora da categoria, com 30 conquistas em 30 edições. Seguida, por Coca-Cola, com 28 conquistas, Nike, com 11, Nestlé, com 10, e Samsung, com 9.

Nike se destaca entre os mais jovens (16%) e Coca-Cola, entre os mais instruídos (10%). Já, Omo e Samsung ficam dentro na média em todos os segmentos pesquisados.

Outras marcas lembradas foram Adidas (3%), Nestlé (3%), Natura (2%), O Boticário (2%) e Ypê (2%), entre outras com índices menores. Uma parcela de 8% não informou o nome de alguma marca.

O Top do Top consiste na primeira marca que vem à cabeça do entrevistado quando se fala em produtos ou serviços, sem especificar alguma categoria, ela faz parte da pesquisa Top of Mind desde 1993. As marcas Omo e Coca-Cola são as maiores vencedoras do prêmio Top of Mind, mas nos últimos dez anos outras marcas ganharam destaque, como Samsung e Nike.

Veja o vencedor de todas as categorias e leia mais a respeito do prêmio e dos premiados no site especial da Folha sobre o Top of Mind 2022.