Portabilidade de serviços financeiros ainda enfrenta desconhecimento

Estudo da Zetta em parceria com Datafolha traz panorama da portabilidade financeira no Brasil

Pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido da associação de serviços financeiros Zetta revelou que a portabilidade de serviços financeiros no Brasil ainda está longe de atingir a maturidade.

Segundo o levantamento, metade (50%) das pessoas com conta corrente em bancos considera o processo de portabilidade muito complicado ou difícil de ser realizado devido à burocracia dos bancos, entraves na documentação e demora na aprovação da solicitação. Além disso, o desconhecimento da portabilidade é uma grande barreira no país, sendo que 44% dos bancarizados nunca ouviram falar sobre o assunto e 40% não sabem como solicitar a portabilidade.

Apenas 2% dos entrevistados afirmaram que é possível solicitar a portabilidade de salário de forma rápida e prática pelo aplicativo ou plataforma da instituição.

Uma parcela de 16% da população bancarizada do Brasil já tentou fazer portabilidade de crédito (6%) ou de salário (10%). Há 70%, porém, que com certeza fariam portabilidade se o processo fosse simples como a transação por Pix.

O estudo mostra também que 44% dos brasileiros com conta em banco nunca ouviram falar sobre portabilidade de salário. Dentre os que já ouviram, 40% não sabem como solicitar a portabilidade.

Os resultados completos da pesquisa foram disponibilizados pela Zetta neste link. Outros estudos realizados pelo Datafolha em parceria com a entidade também estão publicados no site da Zetta.