Descrição de chapéu Opinião e sociedade Datafolha

Nos últimos 12 meses, 78% sofreram com problemas de queda de energia no bairro de moradia

62% acreditam que a Enel é a principal responsável pelas quedas de energia

BAIXE AQUI O RELATÓRIO

O Datafolha apresentou aos entrevistados 11 problemas da cidade e perguntou se nos últimos 12 meses sofreram com eles no bairro de moradia, e em 7, as taxas de respostas afirmativas foram majoritárias.

Considerando o bairro de moradia e o período de 12 meses, 84% declararam conviver com buracos no asfalto das ruas, 78% com quedas de energia, 74% com a presença de usuários de drogas, 71% com lixo na rua, 68% com a presença de moradores de rua, 62% com queda de árvores e 60% com congestionamentos.

Lanchonete sem luz no bairro de Moema, em São Paulo, do lado de dentro, clientes estão sentados no escuro, enquanto do lado de fora, há o caminhão branco da companhia elétrica fazendo o reparo.
Lanchonete sem luz ao lado de onde a Enel faz o reparo. Funcionários da Enel fazem reparos da fiação na esquina da rua Rouxinol com Gaivota em Moema. - Rubens Cavallari/Folhapress

A metade (50%) sofreu com enchentes, quatro em cada dez com esgoto à céu aberto (42%) e a falta de água (41%), e, 21% sofreram com ataques de gangues de bicicleta.

Na análise por região da cidade, observam-se que três dos problemas pesquisados alcançam índices mais altos entre os moradores da região central: presença de moradores de rua (93%), presença de usuários de drogas (90%) e ataques de gangues de bicicleta (65%). E, em cinco desses problemas, a taxa de resposta afirmativa foi majoritária em todas as regiões da cidade, são eles: buracos no asfalto, queda de energia, presença de usuários de drogas, presença de moradores de rua e lixo na rua.

Quando questionados sobre quem é o principal responsável pelas quedas de energia na capital paulista, a maioria (62%) citou a Enel. Para 18%, o principal responsável é a Prefeitura, para 7%, o governo estadual, para 4%, o governo federal, para 2%, ninguém, para 1%, todos são responsáveis, 3% citaram outros responsáveis de forma espontânea, e outros 3% não opinaram.