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Brasil, o país da ginástica artística

Desempenho da equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris faz a modalidade dominar interesse na web

Este texto é resultado de uma parceria entre Datafolha e a Codecs, empresa especializada em análise de cenários digitais e reputação

Os interesses dos internautas brasileiros, sobre os Jogos Olímpicos de Paris 2024, estiveram principalmente associados à ginástica artística, que colecionou resultados históricos para a delegação brasileira. A modalidade apareceu em 26% de todas as menções e foi cerca de 2 vezes mais citada do que o vôlei, segundo esporte mais lembrado durante o período de disputa do evento.

Os Jogos Olímpicos foi tema de 21,6 milhões de menções nas redes sociais, blogs, fóruns e a internet como um todo, com as redes sociais representando 98% de tudo isso. Os dados são do período entre 24 de julho – data das primeiras disputas – e 11 de agosto, quando aconteceu o encerramento.

Um grupo de atletas e membros da equipe de ginástica brasileira posam juntos, sorrindo e segurando a bandeira do Brasil. Eles estão em um ambiente de competição, com um público visível ao fundo. A equipe parece estar celebrando uma conquista, com expressões de alegria e entusiasmo.
A treinadora da seleção brasileira de ginástica artística, Iryna Ilyashenko (à dir.), comemora com a equipe brasileira a conquista do bronze nas Olimpíadas de Paris - @cbginastica e @jogosolimpicos/no Instagram

A ginástica artística, e os principais nomes associados à modalidade, geraram 5,7 milhões de citações, sendo disparado, o que concentrou o maior interesse na web. O vôlei vem na sequência, com 2,4 milhões; seguido por: judô (1,6 milhão); skate (1,6 milhão); futebol feminino (1,4 milhão); surf (1,1 milhão); e basquete (593 mil).

Rebeca Andrade foi citada 3,2 milhões de vezes, o equivalente a 56% de toda a repercussão sobre a ginástica artística, se tornando a figura de maior impacto para as discussões. A rivalidade com Simone Biles alimentou o debate, e a norte-americana foi alvo de 1,4 milhão de menções.

O Brasil fez história coletivamente na ginástica, e isso contribuiu para alto volume de citações também a nomes como Flavia Saraiva (354 mil), Julia Soares (317 mil); Jade Barbosa (277 mil) e Lorrane Oliveira (118 mil), ainda que em volume menor do que Rebeca.

Mesmo excluindo todas as citações à Rebeca, a ginástica artística apareceu 2,4 milhões de vezes, tendo ainda assim maior relevância na internet do que qualquer outro esporte disputado nas Olimpíadas.

O vôlei foi o 2º mais citado, e o pico ocorreu em 8 de agosto, com 333 mil menções, dia em que o voleibol feminino do Brasil perdeu a semifinal para os Estados Unidos; e a dupla Duda e Ana Patrícia avançaram à final no vôlei de praia.

O judô brasileiro completa o pódio dos esportes mais mencionados nos Jogos Olímpicos, com a discussão se concentrando em dois momentos principais: em 28 de julho, quando Larissa Pimenta e William Lima conquistaram medalhas de bronze e prata, respectivamente, com 291 mil menções; e em 2 de agosto, quando Beatriz Souza levou o ouro, em data que registrou 608 mil citações.

Momento de maior repercussao na internet

O dia 5 de agosto marcou a data em que as Olimpíadas mais movimentaram a internet brasileira. Foram 2,6 milhões de citações feitas, e o ouro de Rebeca Andrade e a derrota de Gabriel Medina nas semifinais do surf foram os grandes responsáveis por esse pico de interesse. A ginasta apareceu em 60% da repercussão do dia; enquanto que o surfista esteve em 13% das menções.

Presença dos patrocinadores

O levantamento do Datafolha + Codecs, sobre os nomes dos 21 patrocinadores oficiais do Time Brasil nas Olimpíadas, revela que as marcas oficiais foram citadas 199 mil vezes, associadas a termos como Jogos Olímpicos e Olimpíadas, além das hashtags mais usadas para o evento, o que equivale a 1% de toda a repercussão sobre os jogos.

A principal influência vem justamente do uso de hashtags. O perfil do Time Brasil, por exemplo, inseria a #Medley em suas publicações no X/Twitter, em referência à marca de genéricos da Sanofi. Como essas menções foram amplamente compartilhadas, a Medley apareceu em 154,7 mil citações, o equivalente a 77% de toda a repercussão envolvendo os patrocinadores.

A Riachuelo vem na sequência, com 22,6 mil menções, sendo associada principalmente aos uniformes desenhados para a delegação brasileira. Com 6,4 mil menções, a Hemmer foi a 3ª mais citada, devido ao uso de hashtags da empresa em publicações que envolviam os Jogos Olímpicos.

PATROCINADORES PESQUISADOS

  • 1 - Águia Branca

  • 2 - Ajinomoto

  • 3 - Aliança Francesa

  • 4 - Azul

  • 5 - Estácio

  • 6 - Grupo Águia,

  • 7 - Havaianas

  • 8 - Hemmer

  • 9 - Max Recovery

  • 10 - Medley

  • 11 - Mormaii

  • 12 - Neoenergia

  • 13 - Newon

  • 14 - NSports

  • 15 - Peak

  • 16 - Riachuelo

  • 17 - Smart Fit

  • 18 - Subway,

  • 19 - Vivo

  • 20 - Voke

  • 21 - XP

Metodologia

Foram utilizadas ferramentas de monitoramento de mídias sociais, com buscas feitas a termos de interesse, como o nome das modalidades disputadas nos Jogos Olímpicos, dos principais atletas envolvidos, das marcas patrocinadoras do Time Brasil, e das hashtags mais utilizadas, de perfis do Brasil, englobando fóruns, blogs, sites, e a internet como um todo, incluindo as principais redes sociais. Os dados são do período entre 24 de julho e 11 de agosto.