Nunes consolida estilo mais agressivo e mais que triplica engajamento

Prefeito teve segunda maior alta da semana em interações, só atrás de Datena; ele vem mudando postura nas últimas semanas, mas ainda não havia colhido resultados

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Este texto é resultado de uma parceria entre Datafolha e a Codecs, empresa especializada em análise de cenários digitais e reputação

O candidato à reeleição à Prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), subiu o tom contra adversários em suas redes sociais na última semana e o engajamento em suas postagens superou 402 mil interações, com crescimento de 251% na média por post em relação aos sete dias anteriores. Entre os prefeituráveis na disputa em São Paulo, somente José Luiz Datena (PSDB) cresceu percentualmente mais na média por post (274%), porém com um volume bem menor de interações (138,5 mil) do que Nunes.

Ricardo Nunes discute com Pablo Marcal durante o Debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo organizado pela RedeTV! e o UOL(Foto: Zanone Fraissat/Folhapress) - Zanone Fraissat/Folhapress


O desempenho de Datena deve-se muito à cadeirada que deu em Pablo Marçal (PRTB) no debate de domingo da TV Cultura (leia mais abaixo). Todos os demais candidatos registraram queda no engajamento nas redes sociais (veja mais abaixo nos gráficos).

Os dados são referentes às postagens publicadas na semana de 9 a 15 de setembro, nas redes Facebook e Instagram. São consideradas interações todas as curtidas (likes), comentários e compartilhamentos nos posts dos candidatos no período.

Mesmo com o desempenho, o prefeito ainda fica bem atrás dos principais concorrentes ao cargo (veja no gráfico).

NUNES AO ATAQUE

Na semana em que apareceu na liderança em pesquisas e após sua participação no Roda Viva, da TV Cultura, Ricardo Nunes ampliou em 33% o total de postagens e adotou uma linha mais agressiva. O engajamento cresceu. O total de interações atingiu 402,8 mil, aumento de 55% em relação à semana anterior. E a média de interações por post subiu 251%.

Nunes publicou ataques a Boulos e, principalmente, contra Pablo Marçal. O prefeito postou conteúdos associando o coach ao PCC, e material desmentindo Marçal sobre Nunes ser a favor do aborto.

O conteúdo com mais interações do prefeito no período foi post sobre a cadeirada de Datena em Marçal, no qual Nunes critica o apresentador tucano, mas também reprova a atitude provocadora de Marçal e o ataca.

CRESCIMENTO DE DATENA


Embora Datena tenha postado sobre a cadeirada em Marçal só dia 16, ou seja, um dia após o fim do período desta análise, o seu desempenho pode ser atribuído ao episódio. Um post dele feito ainda na noite de 15 de setembro, com um trecho do debate em que rebate a acusação de assédio sexual feita por Marçal (fato que provocou a discussão e agressão ao coach), foi responsável por 42% de todo o engajamento do apresentador no período. Foram 58 mil interações, das quais 28,8 mil, praticamente metade, comentários. Nos comentários em evidência, todos tratam da agressão, muitos elogiando a atitude do apresentador – que também recebeu críticas nas mensagens.

No dia 16, Datena fez dois posts sobre o assunto, que elevaram sua média de engajamento em 16 vezes, conforme estudo Datafolha & Codecs publicado ontem. MARÇAL LÍDER EM ENGAJAMENTO

Apesar de ter registrado queda de 24% no total de interações em relação à semana anterior, Pablo Marçal continua disparado como candidato com mais engajamento nas redes. Seus 423 posts no período somaram 34,8 milhões de interações, volume mais de 12 vezes superior à soma de todos os adversários.

Os primeiros posts de Marçal sobre a cadeirada de Datena, publicados já no final da noite do dia 15 (período final do recorte), foram os que tiveram mais interações. No principal, um vídeo em que ele afirma que Datena "perdeu o controle", houve mais de 600 mil interações em poucas horas. Nesta quarta-feira (18), já passava de 1,1 milhão de interações.

ADVERSÁRIOS

Entre os demais candidatos, o 2º com mais interações nas redes foi Guilherme Boulos (PSOL). As 910,4 mil interações geradas em seus 164 posts representaram uma redução de 53% em comparação à semana anterior. A média de interações por conteúdo de Boulos também caiu 53%.

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Entre os 10 conteúdos de melhor desempenho nas redes do psolista, quatro foram posts criticando adversários (Marçal e Nunes). Só no Instagram, foram 26 postagens citando concorrentes. Ricardo Nunes foi o maior alvo, citado em 20 posts, que variaram entre apontamentos sobre deficiências da gestão, principalmente na saúde; e suposto envolvimento do prefeito em casos de corrupção.

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Tabata Amaral (PSB), com 833,8 mil interações no período, também teve queda de 43% na média por conteúdo, enquanto Marina Helena (Novo), com 470,7 mil interações, registrou 53% de redução nessa mesma média por post.