Este texto é resultado de uma parceria entre Datafolha e a Codecs, empresa especializada em análise de cenários digitais e reputação
Embora viva má fase no Campeonato Brasileiro, o Corinthians segue vivo nas copas do Brasil e Sul-Americana – nessa última, graças aos três pênaltis defendidos por Hugo Souza, que garantiram a classificação contra o Red Bull Bragantino às quartas-de-final, e fizeram com que o goleiro fosse o atleta do futebol brasileiro mais mencionado na internet entre os dias 19 e 25 de agosto.
Hugo foi citado 114.783 vezes, em publicações das redes sociais, fóruns e imprensa – com 97% disso vindo das próprias redes. Ele apareceu mais do que o goleiro Rossi, do Flamengo – mencionado em 85.089 publicações -, e que o atacante Michael, também do Rubro Negro, tema de 80.041 aparições.
Ao todo, foram 102.569 citações entre os dias 20 de agosto, data do jogo contra o Bragantino, e 21 de agosto, ainda na esteira da repercussão de sua atuação histórica. Ou seja, 89% de tudo o que foi falado sobre ele, no período, esteve associado ao desempenho que classificou o Timão na Sula.
Entre as 23h de terça-feira (20) e as 0h de quarta-feira (21), ocorreu o pico de menções: 50.358, justamente no momento em que a disputa por pênaltis ocorria, com Hugo impedindo a conversão das cobranças por 3x seguidas.
O tom foi amplamente positivo, com torcedores do alvinegro paulista usando termos para enaltecer o atleta. A frase "Hugo Souza eu te amo" foi utilizada em 16% de todas as publicações. Apareceram com destaque adjetivos como "absurdo" (4%); "gigantesco" (3%) e "histórico" (3%). Torcedores também cobraram diretamente a compra de Hugo Souza, que pertence ao Flamengo, em 5% das citações.
Torcedores também utilizaram o momento para comparações com os antecessores na meta corintiana. Cássio, hoje no Cruzeiro, foi citado em 4% da repercussão, com posts em um tom de que ele não deixa saudades no Timão. Carlos Miguel, que deixou o Corinthians precocemente para ir à Inglaterra, também apareceu em 4% dos posts, críticos a ele por ter se "recusado" a permanecer no clube.
Outros destaques
O Flamengo emplacou os dois atletas mais mencionados na web depois de Hugo Souza. O goleiro Rossi, herói no meio de semana contra o Bolívar-BOL, pela Copa Libertadores, apareceu em 85.089 menções. O atacante Michael, que reestreou com gol nesse domingo (25), contra o Red Bull Bragantino, pelo Brasileirão, foi citado 80.041 vezes, completando o top 3 da semana.
A Codecs e o Datafolha monitoraram o nome dos principais jogadores envolvidos em jogos das competições internacionais (Libertadores e Sul-Americana) e do Campeonato Brasileiro, ocorridos entre os dias 19 e 25 de agosto, para chegar ao resultado final do levantamento. Foram considerados apenas os jogadores que atuam em times brasileiros.