Lula bate recorde de popularidade mais uma vez

DE SÃO PAULO

Taxa dos que aprovam governo petista vai a 79%, marca nunca alcançada

O governo Lula é considerado ótimo ou bom por 79% dos eleitores brasileiros. Consideram o petista regular 17% dos entrevistados e 4% o classificam como ruim ou péssimo. Em comparação com pesquisa anterior, feita entre 9 e 12 de agosto, nota-se que a taxa de popularidade do presidente oscilou positivamente dois pontos percentuais. Mesmo com a variação dentro da margem de erro, o resultado é histórico. Lula é o primeiro presidente da República a alcançar esse percentual de popularidade nas pesquisas do Datafolha. O recorde anterior, também do petista, 78% de aprovação, aconteceu no início de julho deste ano. Observando-se as evoluções por segmento, percebe-se que a popularidade de Lula, nos últimos 12 dias, cresceu especialmente entre os mais jovens (cinco pontos percentuais).

A nota média atribuída ao presidente não mudou. Era 8,1 no começo do mês e agora mantém-se estável. A grande maioria dos eleitores brasileiros (81%) acha que Lula merece notas iguais ou superiores a sete, sendo que 33% citam a nota máxima, dez.
No extremo oposto, 2% dos entrevistados atribuem zero ao desempenho do presidente. As maiores médias encontram-se entre os eleitores de Dilma Rousseff (8,9), entre os habitantes do Nordeste (8,7), entre os pernambucanos (8,9) entre os que têm nível fundamental de escolaridade (8,6) e entre os que têm renda familiar de até dois salários mínimos (8,5).

Baixe esta pesquisa