Descrição de chapéu Congresso Nacional

Rodrigo Maia têm aprovação acima da média entre bolsonaristas

Os presidentes das duas casas do Congresso também tiveram seus nomes avaliados pela população

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Os presidentes das duas casas do Congresso também tiveram seus nomes avaliados pela população, e Rodrigo Maia (DEM), que preside a Câmara, mostrou-se bem mais conhecido que o presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM), com taxas de conhecimento de 76% e 33%, respectivamente.

O desempenho de Maia é tido como ótimo ou bom por 25% dos brasileiros, como ruim ou péssimo por 19%, e como regular por 29%, com 3% sem opinião a respeito. No caso de Alcolumbre, a taxa de ótimo ou bom fica em 9%, no mesmo nível da taxa de ruim ou péssimo (7%), e há 14% que acham seu trabalho regular, além de 2% que não opinaram.

Entre aqueles que aprovam o governo de Jair Bolsonaro, a taxa de aprovação a Maia fica acima da média (35%). Na fatia que reprova o atual governo, a aprovação ao presidente da Câmara cai para 19%, abaixo da média.

A avaliação do trabalho de deputados federais e senadores que fazem parte do atual Congresso sofreu pouca variação desde julho. A taxa de aprovação, que era de 16%, manteve o mesmo índice, enquanto caiu de 38% para 35% a taxa de reprovação. Com isso, cresceu de 42% para 45% a avaliação de que o desempenho dos congressistas é regular. Há ainda 4% que preferiram não opinar.

Novamente, a taxa dos que avaliam positivamente o trabalho de deputados federais e senadores fica acima da média (em 33%) na parcela de brasileiros que aprovam o governo Bolsonaro. Entre aqueles que reprovam o governo, cai para 8%.

Davi Alcolumbre e e Rodrigo Maia em 2020 - Adriano Machado/Reuters