81% da população brasileira de 16 anos ou mais são contra a perda do direito à bula impressa dentro das caixas de medicamentos

Levantamento mostra que o direito amplo e irrestrito à informação sobre remédio é requerido pela ampla maioria do povo brasileiro

BAIXE AQUI O RELATÓRIO.

Frente ao avanço da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no processo de transição para bulas digitais de medicamentos, o órgão abriu Consulta Pública (CP) 1224/2023 que segue até meia-noite do dia 19/03/2024. Para saber a opinião da população de forma prévia, foi realizada então pesquisa pelo Instituto Datafolha sobre a bula impressa de medicamentos.

Inicialmente, foi abordada uma explicação sobre a consulta pública: "Atualmente, há uma consulta pública no Brasil, para retirada das bulas impressas em papel de dentro das caixas de medicamentos. Se esta mudança for aprovada, as bulas dos remédios serão acessadas pela Internet através de um QR-Code e não haverá mais bulas impressas nas caixas de remédios."

Remédios nas mãos. - Gabriel Cabral/Folhapress

Com isso, a população brasileira com 16 anos ou mais considera a bula impressa dentro das embalagens dos medicamentos algo importante (84%), sendo que mais da metade (58%) considera muito importante.

Ao escolher entre três opções, fica clara a preferência pelo papel: 45% gostariam das duas opções, em papel e digital, 42% preferem apenas a bula impressa e apenas 11% optam pela digital.

Soma-se a isso a percepção da maioria (66%) que já teve problemas com acesso à internet ou com seu smartphone, ou não possuem um celular com acesso à internet, dispositivo mais indicado para acesso à bula via QR code.

A grande maioria (83%) considera que sem a bula impressa nos medicamentos, algum parente ou amigo poderia ter algum problema de saúde por falta de informações sobre os medicamentos.

Por fim, 81% dos brasileiros são contra a perda do direito à bula impressa dentro das caixas dos medicamentos, percentual que representa cerca de 130 milhões de pessoas.

A partir das perguntas formuladas nesta pesquisa e com o nível de informação existente sobre o projeto de excluir bulas impressas das embalagens, destaca-se a opinião contrária da maioria da população brasileira à exclusão das bulas impressas de dentro das caixas de medicamentos. Por outro lado, é possível afirmar também que a inclusão da bula digital sem a exclusão da opção impressa é algo que teria o apoio da população brasileira.

Sobre a pesquisa Datafolha

Sob encomenda da ABIGRAF, as entrevistas aconteceram entre 7 e 11 de março de 2024, de forma presencial, com 2.007 pessoas de 16 anos ou mais de todas as classes econômicas, nas cinco regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.