BAIXE AQUI O RELATÓRIO COMPLETO
Este texto é uma parceria entre Datafolha e Codecs, empresa especializada em análise de cenários digitais e reputação
O deputado federal Alexandre Ramagem (PL) registrou crescimento de 105% no engajamento registrado a partir de seus posts, nas redes sociais, e se aproximou do prefeito Eduardo Paes (PSD), graças a uma postura que mescla críticas ao chefe do executivo municipal e aparições ao lado de membros da família Bolsonaro.
A análise é sobre o período entre 10 e 19 de setembro – quando houve 73 posts de Ramagem, que geraram 394.931 interações (soma de curtidas, comentários e compartilhamentos). Paes teve 413.075 interações em 72 publicações.
Desde o início de agosto, quando a Codecs iniciou o acompanhamento dos dados, o atual prefeito tem tido o melhor desempenho nas redes sociais, sempre à frente de Ramagem. Embora ainda esteja com vantagem sobre o candidato bolsonarista, a diferença entre os dois nunca foi tão pequena – ela é de 4%.
Além de diminuir a distância para o prefeito, Ramagem contabilizou seus melhores números. Ao todo, 49% de todas as suas publicações criticam diretamente Eduardo Paes nas mais diversas áreas, gerando 45% do engajamento total. "Em 12 anos, o Eduardo não resolveu o problema das filas", disse Ramagem em um dos conteúdos que apareceram em suas redes, referindo-se a filas na saúde.
Para criticar a gestão da prefeitura sobre a educação, Ramagem publicou que, em 12 anos, "o Eduardo não zerou as vagas nas creches", acusando o prefeito de gastar "R$ 103 milhões com nomeações sem concursos" em seu gabinete.
Uma das principais novidades do período foi a entrada da família Bolsonaro, em peso, nas redes de Ramagem. Ao todo, foram 11 aparições do ex-presidente ou de seus familiares em publicações do deputado federal – elas renderam 126.583 interações, o equivalente a 32% de todo o engajamento em conteúdos do delegado.
O melhor post do deputado federal no período, inclusive, é um que mostra a facada em Jair Bolsonaro, em 2018 – o vídeo conta que Ramagem foi o escolhido para cuidar da segurança do ex-presidente nesse momento, e ainda mostra Bolsonaro pedindo votos para ele. Foram 42.171 interações nesse conteúdo.
Michelle Bolsonaro também aparece, convocando para ato de campanha de Ramagem, assim como Carlos e Flavio Bolsonaro, que estiveram em agenda de rua com o candidato.
Eduardo Paes, por outro lado, mantém suas redes focadas em valorizar as medidas da gestão municipal, e também critica Ramagem – foram seis publicações com alguma citação negativa ao adversário, e esses posts renderam 71,8 mil interações (17% do engajamento do prefeito).
A tentativa de Paes é a de sempre associar Ramagem ao governador Claudio Castro, como em publicação em que afirma que "Cláudio Castro e Ramagem estão caminhando para 7 anos à frente do comando da Segurança Pública do Estado do Rio" e que, nesse tempo, a violência no Estado se aprofundou.
Ao contrário de Ramagem, que foca nos apoios de Bolsonaro, Paes evita laços de apadrinhamento político – o presidente Lula (PT), por exemplo, não aparece em nenhum post sequer do prefeito no período.