Em BH, Duda Salabert é a que mais engaja nas redes

Deputada aparece 50% à frente de Bruno Engler, segundo colocado, que vem em queda

BAIXE AQUI O RELATÓRIO COMPLETO

Este texto é resultado de uma parceria entre Datafolha e Codecs, empresa especializada em análise de cenários digitais e reputação

A deputada federal Duda Salabert (PDT) lidera em engajamento nas redes sociais entre os candidatos a prefeito de Belo Horizonte. Duda acumulou 158.013 interações no Facebook e Instagram entre os dias 10 e 19 de setembro, 50% mais que o segundo colocado, Bruno Engler (PL). É o que revela levantamento feito por Datafolha e Codecs, que estão acompanhando o embate eleitoral no cenário digital em algumas das principais capitais brasileiras.

Duda teve queda de 19% no total de interações, mas mesmo assim aparece à frente de Engler pelo segundo período consecutivo (os intervalos analisados são de dez dias). Engler soma 105.336 interações. Na sequência está Rogério Correia, do PT (71.840 interações). Mauro Tramonte, do Republicanos, teve 50.885, menos que o vereador Gabriel Azevedo (MDB), que só no Instagram atingiu 55 mil interações. O prefeito Fuad Noman, do PSD, somou apenas 28.569.

Pré-candidato à prefeitura de BH, Bruno Engler. Credito Divulgação ALMG // BRASILIA 31/08/2023 Tomada de depoimento. Dep. Duda Salabert (PDT - MG). Credito Bruno Spada/Câmara dos Deputados - Divulgação e Bruno Spada/ALMG e Câmara dos Deputados


Na média de interação por post, a distância de Duda em relação aos adversários é ainda maior. Seu engajamento está distribuído em 30 publicações, média de 5.267, 185% a mais que Engler (1.848).

Posts sobre a campanha, com atividades na rua ou propostas, foram responsáveis por 25% de seu engajamento. Duas críticas ao prefeito Fuad Noman somam 18,5% das interações de Duda. Numa delas, a deputada publicou trecho de debate em que chama Fuad de "prefeito motoserra".

As redes de Bruno Engler vêm em queda desde o período entre 21 e 30 de agosto, quando atingiram o pico graças à visita de Jair Bolsonaro, que o apoia. Desta vez, o engajamento dele recuou 44%. Entre os 10 posts de Engler que mais engajaram, seis são críticas a adversários. Ele associou Mauro Tramonte a Lula e Alexandre Kalil, e também ligou Fuad Noman a Kalil, Aécio Neves e Lula, e criticou ambos por faltarem a debates

Mauro Tramonte, que aparece como líder na última pesquisa Datafolha, teve crescimento de 37% nas interações, mas ainda assim está distante dos líderes nesse quesito.
Tramonte foca em propostas e não cita os adversários. No período, ele também divulgou resultados de pesquisas que o mostram na liderança.

O petista Rogério Correia aposta em se apresentar como candidato do presidente Lula em BH. No período, seu engajamento caiu 32%.

Assim como Tramonte, o prefeito Fuad Noman também teve alta de 37% nas interações, mas aparece bem longe dos que mais engajam. Só quatro de seus 88 posts, no período, tiveram mais de mil interações. Fuad centraliza suas publicações em entregas e obras de sua gestão.

O QUE FALAM DELES

Quando se observa o número de citações feitas na internet em geral (um ambiente formado majoritariamente por redes sociais, mas que também inclui portais de notícias) a cada candidato, o deputado estadual Bruno Engler é o mais mencionado. Foram 4.713 publicações sobre ele, alta de 143,5% em relação ao período anterior.

A repercussão foi majoritariamente ligada a pesquisas, debate e sabatinas. O post que mais engajou citando Engler mostra um adversário, o vereador Gabriel Azevedo, chamando-o de puxa-saco de Bolsonaro durante debate da TV Alterosa. A publicação foi feita pelo jornal Estado de Minas e Portal Uai.

O segundo candidato mais mencionado foi o prefeito Fuad Noman, que também registrou a maior alta no período. Ele foi citado 3.608 vezes, 286,7% a mais que no intervalo anterior. Os resultados das recentes pesquisas eleitorais, nas quais ele aparece em ascensão, ocupando agora o 2º lugar, impulsionaram a elevação de quase 4 vezes nas menções (a maior entre todos os candidatos no período).

Fuad também foi um dos principais alvos de seus adversários. O segundo post de mais engajamento sobre ele foi uma crítica publicada por Duda Salabert.